sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ciranda Cultural - Nacionalidade, Xenofobia e Direitos Humanos




No Primeiro Semestre de 2009, foi realizado o segundo ciclo do Ciranda Cultural, cujo tema foi Nacionalidade, Xenofobia e Direitos Humanos.

A partir deste Ciclo, o Ciranda Cultural passou a ser aberto ao público em geral. Mais uma vez diversos participantes se reuniram semanalmente comigo para abordarmos relevantes questões pertinentes ao tema.

Em nossos, encontros livros como Eu sobrevivi, escrito por Michel Carasso, e Paisagens da Memória, escrito por Ruth Kluger, serviram como ponto de partida para o debate acerca das atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.
Neste Ciclo do Ciranda Cultural ocorreu um círculo do livro, uma atividade em que os participantes interessados trouxeram um livro que já tinham lido e que gostariam de indicar para a leitura dos demais integrantes do Projeto de Extensão.

Cada participante que trouxe um livro levou outro, emprestado, para ler nas semanas seguintes.
Na data de devolução dos livros, cada um falou sobre o que tinha achado do livro que escolheu para levar.

Esta foi uma atividade muito interessante que incentivou a leitura e possibilitou a tomada de conhecimento de assuntos e autores diferentes dos quais estamos acostumados.
Nos nossos encontros, os alunos foram incentivados a reconhecerem as suas singularidades, bem
como a apresentarem, naquele espaço do Ciranda Cultural, resultados de suas produções culturais.
Este Ciclo do Ciranda Cultural também trouxe, como inovação, a realização de visitas monitoradas a lugares diversos de aprendizado, batizadas por mim de Baladas Culturais.

Um comentário:

  1. Boa noite
    Meu nome e clecio viana de lima, escrevi uma carta para a editora espero um retorno ,e gostaria de conhecer a editora e participa da balada cultura ,deis de já venho ,elogia o grande trabalho de todos.
    Desejo a todos uma ótima semana e que DEUS O ABENÇOE.
    F;981655891,980595440 ou 994388974
    E-mail;Clecidelima@gmail.com

    ResponderExcluir