quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Rodin - Do Ateliê ao Museu






Até 13 de Dezembro de 2009 o MASP abriga, sob a curadoria de Dominique Viéville e Hélène Pinet, a exposição Rodin - Do Ateliê ao Museu.

A referida exposição é composta por 22 esculturas e 193 fotografias que registram momentos do processo criativo de Rodin. Cumpre destacar que as esculturas da exposição Rodin - Do Ateliê ao Museu são de Rodin, já as fotografias foram feitas por diversos fotógrafos escolhidos por Rodin.

Estas serviram de instrumento de trabalho para Rodin que, a partir das imagens captadas e reveladas decidia, por exemplo, em que localização da famosa Porta do Inferno ele iria colocar cada uma das imagens.

As fotografias expostas nos permitem acompanhar, por exemplo, diferentes fases de elaboração de uma escultura que começa com uma proposta e um nome mas, ao longo do tempo, vai sendo modificada pelo escultor até que chegue a uma outra figura, dotada de um outro nome.

Ao transitar pela exposição Rodin - Do Ateliê ao Museu me lembrei muito do ótimo curso Processo Criativo, que Charles Watson ministrou na Bauhaus no ano passado. E me lembrei, também, do filme por ele indicado intitulado Le Mystère Picasso. Já adianto que este impressionante filme será objeto de análise em outra Dica de Capital Cultural.

Uma das muitas representações da comovente escultura O Beijo está nesta exposição do MASP. Não custa lembrar que esta imagem de Rodin faz alusão ao momento em que Francesca e Paolo, personagens da Divina Comédia de Dante, foram surpreendidos pelo marido dela, Gianciotto.

Como o MASP não permite mais fotografias dentro do Museu, postei fotos do O Beijo que tirei em frente ao L'Orangerie, em Paris.

Várias Dicas de Capital Cultural!

Rodin - Do Ateliê ao Museu
MASP
Avenida Paulista, 1578, Bela Vista
São Paulo - SP
Telefone: (11) 3251-5644
Ingresso: R$15,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário