terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A Biblioteca à Noite

Os livros do argentino Alberto Manguel têm se revelado para mim.

O primeiro que li - e adorei - foi A Biblioteca à Noite, obra em que Manguel se revela um apaixonado por livros e traça a papel das bibliotecas ao longo da História Ocidental, tentando responder a uma indagação, que pode ser registrada da seguinte maneira:

Por que o ser humano insiste em registrar em rolos, livros e cirquitos eletrônicos todo "fiapo" de informação recolhida, mesmo diante da escassez de sentidos e da falta de objetivo palpável que caracterizam o nosso universo?

Leia um trecho extraído da página 22:

"o teor cambiante das minhas leituras parecec permear cada um de meus músculos, de tal modo que, quando, enfim, decido apagar as luzes da biblioteca, levo para meu sono as vozes e os movimentos do livro que acabo de fechar. Aprendi com a longa experiência que, se quero escrever sobre um certo assunto pela manhã, as leituras sobre o assunto na noite anterior nutrirão meus sonhos não apenas como argumento, mas com os próprios episódios da história."

Uma leitura leve, informativa e divertida.

Recomendo!

A Biblioteca à Noite, de Alberto Manguel, Companhia das Letras, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário