segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Promessas de um Novo Mundo

Entre 1997 e 2000 o jornalista B.Z. Goldberg realizou um belo trabalho de entrevistas com 7 crianças israelenses e palestinas que vivem próximas à zona de conflito, sendo que todas elas moram a menos de 20 minutos de distância umas das outras.

B.Z e sua equipe fotografaram cada uma destas crianças, ouviram-nas, e registraram os seus pensamentos ao longo do tempo de duração do projeto e, com o material coletado desenvolveram o documentário Promessas de um Novo Mundo (http://www.promisesproject.org.br/).

Este documentário mostra a perda de entes queridos de ambos os lados, a insegurança de ataque terroristas, a força do ódio plantada nestas crianças desde a mais tenra idade, sendo que tudo isso reforça a divisão destas crianças em dois mundos muito diferentes.

Não obstante as tão distintas visões de mundo das crianças acompanhadas pela equipe dos 9 aos 12 anos de idade, B.Z. propõe que elas se encontrem. A resistência é grande em um primeiro momento, mas algumas das crianças se permitem cruzar fronteiras até então desconhecidas.

Daniel e Yarko, gêmeos judeus não ortodoxos, são levados por sua mãe para o campo de refugiados para se encontrarem com algumas das crianças palestinas: Sanabel, Faraj e seus parentes.

O trajeto, que não leva mais do que quinze minutos de carro, permite que Daniel e Yarko acompanhem o trabalho do exército israelense nos Postos de Fiscalização, que limitam a liberdade de locomoção dos árabes em geral.

O encontro das crianças, bem como as experiências por elas compartilhadas ao longo do dia são intensas e reveladoras.

Vale a pena assisir atentamente ao premiado documentário!

Promessas de Um Novo Mundo (Promisses) (2001) escrito, produzido e dirigido por Justine Shapiro e B. Z. Goldberg.

Um comentário:

  1. Olivia, vi esse documentario, ele é inesquecivel, é o tipo de filme que vc tem que ter na sua cinemateca! Super dica Parabéns!
    P.S: uma ótima dica p quem gosta de ver esse tipo de filme é a sala de cinama Laura Alvim no Rio, delicia de lugar em frente a praia de Ipanema!

    ResponderExcluir