quinta-feira, 25 de março de 2010

Preservação da Água




No dia 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água.

A água, que é um precioso bem renovável, vem sendo tratado com descaso e, em razão disso, todos os dias milhões de litros deste precioso líquido escorrem pelo ralo como consequancia do desperdício. Tratada como lixo, é cada vez mais um objeto de luxo.

Em 2009 publiquei um post sobre o óleo descartado inadequadamente e a contaminação de milhões de litros de água.

Hoje retomo o texto do Instituto Akatu (http://www.akatu.org.br/) intitulado Economizar Água Vale uma Cachoeira, que apresenta um cálculo assustador: caso os 18 milhões de habitantes de São Paulo decidam fechar a torneira durante a escovação de seus dentes, a economia resultante disso, por dia, equivale às águas de nove minutos das quedas das Cataratas do Iguaçu.

Quando da minha visita ao Parque Nacional de Foz do Iguaçu, filmei um minuto das quedas d'água, para facilitar a visualização do monstruoso montante de água economizado neste cálculo simbólico do Instututo Akatu.

Precisamos tomar consciência de nossa cidadania planetária exercendo os nossos direitos e cumprindo os nossos deveres; exigindo empresas mais éticas e transparentes; escolhendo produtos elaborados de acordo com os cuidados ambientais.

E você, está fazendo a sua parte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário