quarta-feira, 24 de março de 2010

A Vida e o Legado de Anne Frank







Anne Frank foi uma entre os milhões de vítimas do regima nazista. Ela e sua família fugiram para a Holanda, em busca de maiores chances de sobrevivência, entretanto, grandes este objetivo não foi alcançado.

Durante dois anos Anne Frank registrou em seu diário os acontecimentos de sua vida diária.

Do cotidiano tranquilo, passando pelas mudanças promovidas pelas restrições de direitos sofridas pelos judeus também na Holanda em virtude de decretos de conteúdo anti-semita. Da proibição do acesso a atividades de cunho cultural à mudança de sua família e quatro outros amigos para "O Esconderijo", o sótão de uma casa situada em Amsterdã que tambem ficou conhecido como "O Anexo".

O Diário também foi instrumento de registro do o assustador cotidiano no Anexo, uma prisão da qual não podiam sair, lugar em que todos deveriam ter cuidado, por exemplo, para se locomover (por conta do barulho), e para cozinhar (em razão dos cheiros liberados).

Em virtude de uma denúncia anônima, em 04 de agosto de 1944, Anne, sua família e os outro quatro amigos que estavam escondidos com eles foram presos e encaminhados para campos de concentração. Destas oito pessoas, apenas Otto Frank, pai de Anne Frank sobreviveu, e este acontecimento permitiu que ele contasse ao mundo o que Anne Frank registrou.

Trata-se de da publicação do diário mantido por Anne Frank, entre seus 13 e quinze anos de idade.

Esta rica e emocionante fonte de informações se inicia com um tocante registro, datado de 12 de junho de 1942: "Espero poder contar tudo a você, como nunca pude contar a ninguém, e espero que você seja uma grande fonte de conforto e de ajuda."

Em 1947 foi publicada a primeira versão de O Diário de Anne Frank. Entretanto a publicação na íntegra só se deu seis décadas depois, desvelando trechos até então inéditos.

O livro é uma fonte reiquíssima de informações. Um relato inusitado das barbaridades do nazismo vistaas pelos olhos de uma criança. Vale a pena ler e se emocionar com Diário de Anne Frank é uma das obras mais lidas no mundo.

O Esconderijo foi transformado em museu, o Museu Casa de Anne Frank, que atualmente é um dos mais visitados do mundo. Estando em Amsterdã, vale a pena conhecer e viver uma aula de História.

Anne Frank, O Diário de Anne Frank: Edição Definitiva, Tradução de Alves Calado, Editora Redcord, Rio de Janeiro, 2008.

Museu Casa de Anne Frank
P.O.B. 730
1000 AS Amsterdam
Holanda
http://www.annefrank.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário