quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de Abril - Dia da Terra

Há 40 anos o dia 22 de abril é celebrado como o Dia da Terra, embora apenas a partir do ano de 2009 a ONU tenha celebrado oficialmente esta data, aclamada como o Dia Internacional da Mãe Terra.

Como um dos resultados da Eco92, inúmeros países passaram a debater o texto do que viria a se tornar a Carta da Terra (http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html), um instrumento internacional que insta os Estados e cada um de nós, cidadãos planetários, a fazermos escolhas conscientes em prol de um futuro para a humanidade baseado no desenvolvimento sustentável.

Os 16 princípios apresentados na Carta da Terra são baseadas em quatro idéias fundamentais, quais sejam: respeito ao próximo, respeito ao meio ambiente, igualdade social e econômica, e democracia.

Nós, cidadãos planetários, precisamos ficar atentos e fazer a nossa parte para que estas propostas sejam seguidas por todos.

Aqui neste Blog, já publiquei textos referentes a estas relevantes questões como, por exemplo, o Post sobre o Descarte Adequado de Óleo (em outubro de 2009) e o Post sobre a Preservação da Água (em março de 2010).

Atitudes diárias tomadas por cada um de nós fazem a diferença. Neste sentido, destaco a campanha para a redução do uso de sacolas plásticas, lançada em agosto de 2009, pelo site Planeta Sustentável (www.planetasustentavel.abril.com.br).

As sacolas de plástico descartadas de maneira inadequada podem, por exemplo, intupir bueiros e potencializar os efeitos nocivos das enchentes, e sempre geram um enorme ônus para o Planeta e, por consequencia, a todos nós.

Outras dicas de consumo consciente para um desenvolvimento sustentável serão publicadas ao longo do tempo neste Blog.

Se informe e faça a sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário