domingo, 30 de maio de 2010

Proposta de Alterações no Código Florestal Brasileiro - Fumaça a Vista

A AVAAZ informa que, no dia 1 de junho, o Código Florestal Brasileiro será objeto de deliberações e, talvez até, a substituição por um "novo Código Florestal".

Segundo as informações publicadas no site da referida Organização Internacional, há inúmeros "deputados da bancada ruralista" que, representando o agronegócio, querem reduzir drasticamente as áreas protegidas pela referida lei e incentivando o desmatamento e crimes ambientais.

Nosso planeta já está sofrendo as consequências do intenso desmatamento progressivo, que foi barbaramente realizado nos últimos séculos.

A Terra está sofrendo, também, com a retomada da plantação na forma de inúmeros latifúndios monocultores (nossa - acabo de me lembrar das minhas magníficas aulas de História do Brasil, com Roberto Nasser, nos esclarecendo tanto sobre o Brasil colonial. Obrigada, professor! - e parece que voltamos no tempo) que geralmente trazem consequencias nefastas, dentre as quais citamos:

(i) empobrecem orgânico do solo;

(ii) afastamento, para plantações mais distantes, a produção de inúmeros alimentos, encarecendo-os em função do maior trajeto necessário para o transporte;

(iii) plantações mais suscetíveis a pragas - o que, neste tipo de plantação, geralmente implica a utilização de pesticidas, a maioria deles nocivos à saúde do solo, do planeta e de quem come qualquer alimento ali gerado. Neste sentido, sugiro que leiam a matéria de capa do jornal O Estado de S. Paulo, publicada hoje, dia 30 de maio de 2010, intitulada "Brasil se Torna Principal Destino de Agrotóxicos Banidos no Exterior".

Lembro que, conforme determina o parágrafo único do artigo 1 da Constituição Federal: "todo poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio de seus representantes".

Assim, deputados, senadores, e vereadores são alguns dos representantes que cada um de nós, integrantes desta massa chamada de povo, ajudou a eleger.

Seja um cidadão planetário e mostre aos seus representantes que você não está de acordo com estas alterações no Código Florestal. Mostre que abraçando os interesses ruralistas, estes "representantes" estão abandonam os interesses que deveriam norteá-los, os dos seus (pelo menos em tese) representados.

A democracia não se faz apenas com direito de sufrágio universal a acesso periódico às urnas.

Os cidadãos têm o direito e o dever de acompanhar o que os representantes eleitos estão fazendo em nome do povo, esta masssa despersonificada e tratada como uma única coisa.

Por fim, registre-se que fatos tão importantes como este são pouco veiculadas na mídia. E há que se pensar as razões por trás disso também.

Mobilize-se, divulgue esta informação ao maior número de pessoas e assine a petição da Avaaz, contra mais esta dilapidação do patrimônio ambiental brasileiro: http://www.avaaz.org/po/salve_codigo_florestal/?vl

Caro Tiago, agradeço pela mensagem que você me encaminhou sobre este assunto! Com atitudes como a sua podemos dividir para multiplicar a informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário