domingo, 6 de junho de 2010

O Segredo dos Teus Olhos

O Segredo dos Teus Olhos começou ser exibido em Vitória apenas em uma sala de cinema somente na semana passada...

Eu o estava aguardando há meses. Já tinha lido bastante a respeito deste filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Assim que li nos jornais locais, não pude mais esperar. Decidi assisti-lo na sua "estréia" em Vitória, no Cine Jardins.

O filme é lindo. É tenso. É engraçado. É cheido de "flashbacks" que revelam o passado, esclarecem o presente e alteram, de maneira decisiva, as possibilidades de futuro das personagens. Tudo isso de uma maneira encantadora.

É difícil registrar em algumas palavras sobre o que "O Segredo dos Teus Olhos" versa. Neste sentido, vale registrar que o protagonista do filme, Benjamín Espósito (interpretado pelo ótimo Ricardo Darín), decidiu escrever um romance para fazê-lo.

Para começar, posso dizer que o filme retrata um crime brutal, praticado em plena época da ditadura argentina, e a forma como ele afetou - e afeta - as pessoas efetivamente envolvidas.

Mas este filme é muito mais do que isso. "O Segredo dos Teus Olhos" é um filme que fala sobre paíxões. Sobre a paixão de cada um. Sobre o que nos move (ou o que deveria nos mover nesta vida), tendo como pano de fundo a história de amor de Benjanín Espósito e Irene Menendez (densamente interpretada por Soledad Villamil), história de amor esta marcada pelo encontro e por inúmeros desencontros ao longo de 25 anos de convivência.

Saí do cinema tomada por uma série de questões, em especial as questões referentes às violações de Direitos Humanos perpetradas por inúmeros integrantes de regimes autoritários, que "passaram por cima" de normas jurídicas, de decisões judiciais e da própria busca pela Justiça, para satisfazer a interesses pessoais.

Inúmeros países da América Latina sobreviveram a ditaduras que configuraram verdadeiros "estados de exceção". Neste sehtido, indico a leitura do indispensável livro homônimo, escrito por Giorgio Agamben.

Que a democracia seja consolidada e preservada nos diversos países da América, sob pena do retorno aos tempos de crueldade, de barbárie e de dúvidas; muitas das quais cujas respostas permanecerão detidas por órgãos oficiais, taxadas como "Arquivos Secretos".

A minha dica é que assistam a este Filme com o tempo, a atenção e a delicadeza que ele merece. Depois escrevam comentários sobre este Filme, e sobre o que ele provocou em vocês neste "Post".

"O Segredo de Teus Olhos" ("El Secreto de Sus Ojos"). Com Ricardo Darín, Soledad Villamil, Guillermo Grancella. Dirigido por Juan José Campanella. Baseado no livro "La Pregunta de Tus Ojos".

2 comentários:

  1. OLIVIA .......sua analise do Filme é de uma clareza digna de um Critico Cinematografico .....Parabens ...

    adorei o comentario

    Mas este filme é muito mais do que isso. "O Segredo dos Teus Olhos" é um filme que fala sobre paíxões. Sobre a paixão de cada um. Sobre o que nos move (ou o que deveria nos mover nesta vida),

    Obrigado por sua sensibilidade ...Oscar

    ResponderExcluir
  2. Quando se entra em uma sala de cinema com calma e respeito ao filme aproveita-se muito mais da obra, agora o encontro entre um olhar sensível e um filme da grandeza de "O Segredo dos Seus Olhos" é algo tão satisfatório que saímos da sala tomados por uma paixão pelas personagens, pelos atores, pelo filme e seu diretor.

    Adorei a postagem.

    ResponderExcluir