terça-feira, 31 de agosto de 2010

Para Comer e Se Deliciar - Restaurante da Betina





Há algumas semanas recebi a indicação de um restaurante bem bacana em Vila Velha, Espírito Santo. Trata-se do Restaurante da Betina.

O Heitor me enviou uma descrição tão apetitosa - de dar água na boca mesmo, que não resisti e fui jantar lá em plena terça-feira.

Chegamos cedo, porque segundo o Heitor, o lugar tem poucas mesas. Tocamos a campainha e a porta se abriu. Nos deparamos com um longo corredor decorado com cartazes de filmes antigos. Um charme!

Subindo pelo corredor e pela rampa chegamos no restaurante um dos poucos lugares do mundo aonde os clientes são servidos pela própria dona.

Fomos muito bem recebidos pela Betina, que nos informou quais eram os pratos do dia e nos deixou com vontade de provas um pouquinho de tudo.

A comiga estava deliciosa, a decoração é uma atração a parte (com direito a floreira de ervas na varanda)e a música, de tirar o fôlego.

Adoramos a noite. A Betina é um encanto de pessoa.

Recomendamos o Restaurante da Betina. Quem sabe você não nos encontra por lá quando for jantar?

NÓS, COM CERTEZA, VOLTAREMOS!

Obrigada, Heitor por esta deliciosa Dica de Capital Cultural!

Restaurante da Betina
Endereço (conforme informado pelo Heitor):
Fica ao lado da Padaria Monte Líbano, em Vila Velha (ao lado da padaria, na esquina tem uma loja de roupas... é em cima da loja). Você terá que tocar o interfone em um portão vermelho.
Não tem placa e não aceita cartão de crédito.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mestrado e Doutorado em Direito na PUC/SP - Proficiência em Línguas

Inúmeras regas da Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito pela PUC/SP foram alteradas recentemente.

Uma destas regas determina que, agora, para que o aluno preste a prova de Mestrado ou Doutorado em Direito, ele comprove proficiência nas línguas estrangeiras na data da inscrição no Processo Seletivo.

A partir de 2010/02, as provas de proficiência em Direito passarão a ser realizadas pela Coordenadoria de Vestibulares e Concursos.

A próxima prova de proficiência será realizada em 19 de novembro de 2010.

Quem tiver interesse em realizar o próximo processo seletivo já pode ganhar tempo e fazer a prova de proficiência neste semestre.

Para maiores informações, leiam o Edital 02/2010 da Pós Graduação Stricto Sensu da PUC/SP na íntegra.

http://www.vestibular.pucsp.br

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pausa para o Café - Agosto de 2010 - Café Cereja



Neste mês de Agosto vou publicar um lugar bem bacana para sentar, flanar - e é claro - tomar café.

Trata-se do Café Cereja, bem no centro do Rio de Janeiro. Geralmente paramos por lá entre um passeio e outro pelo centro da Cidade Maravilhosa.

O Lugar é bem bonito, o café é Orfeu (uma marca que eu adoro) e os atendentes são simpáticos.

Só não gostei do Enorme aparelho de TV que colocaram bem em frente ao balcão. Estas "teletelas" estão dominando quase todos os espaços...

Fica a dica do Café Cereja. Não deixem de passar na fonte de água que fica na lateral do Café. Faz parte do processo de percepção e de vivência do momento presente.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Curso Diplomado Internacional em Direitos Humanos



Sob a coordenação da Dra. Flávia Piovesan e do Dr. Marcelo Figueiredo, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) oferecerá o Curso de Extensão Curso Diplomado Internacional em Direitos Humanos em parceria com a Universidade de Heidelberg e com o Instituto Max Planc.

Nete curso, serão ministradas aulas expositivas e estudos de caso sobre os assuntos previamente escolhidos, sendo que o Curso Diplomado Internacional em Direitos Humanos será dividido em 10 módulos, conforme indicado a seguir:

- Direitos Humanos, Democracia e Estado de Direito - Lei Fundamental da Alemanha

- Direitos Humanos, Democracia e Estado de Direito – Constituição da República Federativa do Brasil

- A jurisdição penal internacional como mecanismo de proteção dos direitos humanos no Direito Brasileiro

- A jurisdição penal internacional como mecanismo de proteção do Direito Internacional dos Direitos Humanos

- Os Direitos Humanos à luz dos instrumentos de proteção das Nações Unidas

- Os Direitos Humanos no sistemas regionais: o sistema interamericano

- Os Direitos Humanos nos sistemas regionais: o sistema europeu

- A Proteção dos Direitos Humanos sob a perspectiva de gênero, raça e etnia no Direito Internacional

- A Proteção dos Direitos Humanos sob a perspectiva de gênero, raça e etnia no Direito Brasileiro

- Aplicação do método de casos sobre os temas tratados nos módulos anteriores

Uma ótima oportunidade para vocês aprofundarem os seus conhecimentos nesta áera tão encantadora, e que em muitos pontos ainda precisa ser desbravada!

Para mais informações, acessem:
http://www3.cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/1475

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Diga NÃO à Aplicação da Lei de Talião - Arábia Saudita

A denomindada Lei de Talião é uma das mais antigas normas jurídicas, cuja máxima mais difundida é: "Olho por olho, dente por dente".

Ao longo dos séculos, o Direito Penal foi sendo modificado em muitos países e a sanção penal deixou de ter apenas as funções de punição e retribuição ao condenado e de exemplo aos demais integrantes da sociedade, passando a apresentar, também, a relevante função de ressocialização do condenado.

Em virtude destas mudanças, em regra, o condenado penal perde o direito à liberdade, mantendo intectos todos os seus demais direitos fundamentais e a sua indelével dignidade humana.

Para informações detalhadas sobre estas alterações no Sistema Penal, recomendo a leitura do ótimo livro de Michel Foucault intitulado Vigiar e Punir. Trata-se de uma leitura indispensável para aqueles ligados à área jurídica.

Ocorre que estas mudanças não foram promovidas em todos países, sendo que alguns deles permitem a aplicação de penalidades que violam intensamente os direitos humanos do condenado.

Neste sentido destacamos o caso de um homem (cujo nome não foi divulgado), condenado pela Justiça da Arábia Saudita a ter a sua espinha dorsal danificada em virtude de ter deixado um homem paralítico em uma briga de bar há anos atrás, caso este que está sendo amplamente divulgado por organismos de defesa de direitos humanos.

A Anistia Internacional (http://www.br.amnesty.org/?q=node/950) caracterizou esta conduta como tortura. Segundo outras informações da Anistia Internacional: "O tribunal pode decidir não impor a paralisia como punição, e, em vez disso, sentenciar o homem à prisão, compensação financeira ou flagelação."

Além da questão da violação de inúmeros instrumentos internacionais (como, por exemplo, a Convenção Contra a Tortura e Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes, da qual a Arábia Saudita é signatária), a execução desta sentença ainda promoveria desdobramentos na área médica, tendo em vista o Juramento de Hipócrates bem como os Princípios de Ética Médica adotados pela ONU, em Assembléia Geral.

Para mais informações, acessem o site da Anistia Internacional: www.br.amnesty.org

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Oportunidade de Estágio pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Há poucos dias o Tribunal de Justiça do Espírito Santo publicou o edital do I Processo Seletivo para Admissão de Estagiários Conciliadores.

Trata-se de uma ótima oportunidade de estágio, em que os estudantes poderão aprender a exercer o Direito na prática de uma atividade relevante como a Conciliação.

Este estágio é destinado a alunos matriculados no Curso de Direito que estejam cursando do 4º ao 8º período da Faculdade.

Vale destacar que o valor da bolsa de estágio é de R$ 800,00, além de outros benefícios oferecidos.

Os interessados devem efetuar as inscrições entre os dia 24 e 26 de agosto de 2010, no miniauditório do TJES, entre as 9h e as 15h.

Para maio informações, acessem: www.tjes.jus.br

Simone, muito obrigada por compartilhar comigo esta Dica de Capital Cultural!

Agora, divido-a com os leitores do Blog.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Poetas Capixabas

Há alguns dias recebi um inusitado convite da Dra. Thelma Maria Azevedo, professora e membro integrante da Academia Feminina Espirito-Santense de Letras: que tal publicar algumas de minhas poesias?

Ela é a criadora e a responsável pelo site que abriga a produção de alguns Poetas Capixabas - nascidos ou residentes no Espírito Santo - esclareça-se logo para evitar questionamentos a respeito da minha naturalidade.

O referido site é uma graça e, logo na capa, tem uma foto do Frade e a Freira, uma bela e cohecida formação rochosa do Espírito Santo. acho que aquela foto está ali para inspirar os internautas, que estão prestes a entrar em um espaço que exala Capital Cultural por todas as páginas.

"Entrando" no site Poetas Capixabas, flanei pelas diversas páginas, adorei a iniciativa bem como o conteúdo, e decidi mandar a minha primeira leva de poemas aos cuidados da Dra. Thelma.

Estes meus poemas já estão lá, no poético site, e eu fiquei muito feliz com este convite e com esta possibilidade de apresentar no espaço público, como diria Hannah Arendt, uma outra faceta minha.

Muito obrigada pelo belo convite, Dra. Thelma!

A minha dica é que vocês entrem e confiram os ricos tesouros que este site abriga!

Poetas Capixabas
http://www.poetas.capixabas.nom.br/

domingo, 22 de agosto de 2010

Apresentação de Sebastian de Los Santos


O Centro Cultural Majestic está bombando com ótimas atividades culturais!

Em 24 de agosto de 2010 acontecerá, neste relevante Centro Cultural de Vitória, o recital do cantor Sebastian de Los Santos.

Sebastian é um Uruguaio residente em Vitória há mais de um ano. Com uma trajetória importante, ele foi ganhador de muitos prêmios internacionais de canto.

Dentre os prêmios conquistados por Sebastian, destacamos que ano passado ele ganhou o Primeiro Lugar no Concurso Nacional Vila Lobos em Vitoria ES, bem como o Prêmio Especial dos Jurados no Concurso Internacional Maria Callas, em São Paulo, SP.

Com uma formação e uma experiência profissional incríveis, o recital de Sebastian de Los Santos é a promessa de um show e tanto!

Garanta já o seu ingresso!

Recital de Sebastian de Los Santos Centro Cultural Majestic
Rua Dionísio Rosendo, 91
Centro de Vitória/ ES - Brasil
(27) 3222-5984

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Para Comer e Se Deliciar - Agosto de 2010 - Bazzar







Há restaurantes que valem a pena serem conhecidos. E uma vez que o conhecemos, não queremos deixar mais de ir.

Tenho alguns bons restaurantes que moram em lugares especiais da minha memória. Bons pratos, ótimo atendimento, bons momentos compartilhados com pessoas queridas cuidadosamente escolhidas.

Pensando nisso, começo esta nova série mensal: Para Comer e Se Deliciar para compartilhar com vocês os meus restaurantes prediletos.

Abrindo a série, trago um do Rio de Janeiro: o Bazzar Restaurante.

Situado no coração de Ipanema (e também, de maneira mais enxuta em algumas unidades da adorada Livraria da Travessa, na modalidade de Bazzar Café) fica este charmoso Restarante de ambiente claro e intimista.

Com um time impecável de profissionais e um cardápio da dar água na boca, o Bazzar Restaurante é um ótimo lugar para um demorado almoço, um Happy Hour com os amigos ou para um romântico jantar.

Além de poder saborear ótimos pratos, os clientes ainda podem comprar e levar para casa os famosos molhos e coberturas criados pelo próprio restaurante. Uma forma de provar alguns dos singulares sabores, mesmo à distância. Mas nem isso me faz perder as esperanças de que, um dia, o Bazzar abra uma filial em Vitória!

Há poucos meses o Restaurante Bazzar deu início a uma Instalação Cultural no mural de sua unidade do Leblon, apoiando os artistas brasileiros. Esta é mais uma razão para conhecer este lugar mágico!

Adoro flanar por lá sempre que vou ao Rio.

Querido Roberto, muito obrigada pela ótima Dica deste restaurante que alimenta o corpo e a alma!

Bazzar Restaurante
Rua Barão da Torre, 538
Ipanema / Rio de Janeiro - Brasil
(21) 3202-2884
http://www.bazzar.com.br/site/

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Diga NÃO ao Racismo!


Todos os dias nos encontramos com outras pessoas, pessoas com que dividimos a nossa existência neste pequeno planeta que precisa ser cuidado.

Somos iguais enquanto seres humanos, detendores de uma indelével dignidade humana inerente à nossa condição.

Mas também somos diferentes porque somos singulares, únicos e insubstituíveis enquanto seres humanos.

Assim, temos de ser sempre respeitados na qualidade de pessoa que somos, sendo também respeitadas as nossas diferenças e a nossa singularidade.

Não se deixe enganar: o tom de pele, a nacionalidade, o credo, e a opção sexual são apenas algumas das variantes que compõem cada um de nós - seres humanos. E nenhuma circunstância ou característica justifica a negação da qualidade de pessoa, nem dos direitos dela decorrentes.

E esta é a beleza do ser humano: SOMOS TODOS IGUAIS E, AO MESMO TEMPO, DIFERENTES.

Diga NÃO ao racismo, ao preconceito e a todas as atitudes que visem desmerecer ou diminuir a importância de seres humanos.

O Post de hoje foi inspirado pelo cartaz que a querida Raphaella Zaze me encaminhou, cartaz este que ilustra a presente publicação.

Obrigada, Raphaella, por mais esta manifestação de carinho e pela bela Dica de Capital Cultural!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Café Literário no Majestic - Agosto de 2010


No próximo dia 17 de agosto o Centro Cultural Majestic realizará mais um Café Literário em Vitória.

Desta vez o tema será Um Passeio pela Ficção Brasileira e contará com o lançamento do livro "O Leitor Fingido", de Flávio Carneiro.

Como sempre, Imperdível!

Centro Cultural Majestic
Rua Dionísio Rosendo, 91
Centro de Vitória/ ES - Brasil
(27) 3222-5984

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Orquestra Húngara no Theatro Carlos Gomes



Acabo de receber uma ótima Dica de Capital Cultural de Maria das Graças.

Trata-se do belo Projeto Cultura na Escola - Série Concertos Internacionais, que promove a realização mensal de dois concertos por orquestras renomadas internacionalmente.

Vale destacar que as duas apresentações de cada renomada e reconhecida orquestra internacional são realizadas no mesmo dia do mês e no no mesmo teatro, sendo que a primeira apresentação acontece à tarde e tem como público alvo 450 alunos de escolas públicas da rede estadual. Já a segunda apresentação é aberta ao público em geral.

Esta bela iniciativa possibilita a aproximação entre os seres humanos uma das mais belas formas de arte - a música - uma das nove musas na Mitologia Grega.

No próximo dia 18 de agosto de 2010 a Orquestra Húngara se apresentará duplamente no belíssimo Theatro Carlos Gomes, em Vitória.

Estes espetáculos são uma imperdível chance de encontrar os amigos, conhecer novas pessoas, escutar a belas músicas bem como alimentar a alma.

A apresentação para o público em geral terá início às 20h, mas os interessados deverão comparecer ao Theatro Carlos Gomes mais cedo, para retirarem seu ingresso.

Concerto da Budapest Chamber Symphony
Cultura na Escola - Série Concertos Internacionais

Theatro Carlos Gomes
Centro de Vitória /ES
Dia 18 de Agosto de 2010
http://secult.es.gov.br/?id=/espacos_culturais/hotsites/teatrocarlosgomes/capa/

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Passeio ao Corcovado










E por falar no Corcovado e em ver a vida de um outro ângulo, o Post de hoje é sobre este passeio imperdível, no Rio de Janeiro.

Os Hotéis oferecem um serviço de Van, que leva os hóspedes até o pé do morro da Tijuca, mas os preços sao bem salgados.

Desta vez, o Ezio e eu fomos de metrô, descendo na estação Largo do Machado..

Bem em frente e a uma das saídas desta estação fica um ponto de ônibus, cujo destino é o bairo Cosme Velho, aliás, que bairro lindo! É só pedir para o motorista avisar quando estiver chegando. O Ponto em que descemos fica em frente ao Trem do Bondinho.

O dia estava ensolarado e pudemos curtir o Rio de Janeiro de uma outra forma...

Chegando lá, compramos os nossos ingressos para subirmos de trem até o Corcovado. Curtimos o passeio a cada metro que o Trem subia. A vista mudava a cada segundo, a temperatura ia ficando mais amena em plena Floresta da Tijuca... o passeio foi lindo!

Ao chegarmos no topo, reencontramos a vista de 360 graus, que nos permitiu olhar o Rio de Janeiro de um local privilegiado.

O sol, o vento, a vista, o destinho tão esperado, que acabou sendo incorporado em um passeio muito maior, mais abrangente...

Indicamos estes Passeios!

Trem do Corcovado
Parque Nacional da Tijuca
Rio de Janeiro/ RJ Brasil
(21) 2558-1329

Corcovado
www.corcovado.com.br

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ver a Vida de um Outro Ângulo

Um dos meus filmes prediletos, o belíssimo e sempre atual Sociedade dos Poetas Mortos, é composto por uma sucessão de belas mensagens.

Dentre estas mensagens, me chamam a atenção sempre que revejo este filme: a importância da poesia na vida do ser humano, a importância que um professor apaixonado pelo seu ofício pode fazer na vida de alguns de seus alunos; a relevância de cada um escolher, com o coração e a alma, a profissão que exercerá ao longo da vida; e a diferença na forma de se encarar a vida, vivendo-a de forma plena, saindo do "piloto automático" e olhando a vida de um outro ângulo, singular e único para cada um, que pode ser resumida na máxima Carpe Diem, muito usada no filme.

No filme, o professor, brilhantemente interpretado por Robin Williams, é insprador, desafiador, e capaz de "despertar a fome dos alunos pelo saber" - o que é essencial em um professor, segundo Rubem Alves.

Ver a vida de um outro ângulo é um convite que refaço a cada um de vocês, para que fisicamente o façam, seja - por exemplo - do alto do Terraço Itália (em São Paulo), do alto do Corcovado (no Rio de Janeiro), ou do alto da pedra do Convento da Penha (no Espírito Santo) - ou de qualquer outro lugar mais alto que vocês venham a escolher - lembram-se que no filme, o professor convidou seus alunos a subirem em uma mesa na sala de aula - esta cena é memorável! Isso permite novas visões, novos olhares, novas descobertas.

Fica aqui também o meu convite para que vocês o façam simbolicamente diante dos desafiam que diariamente se apresentam a cada um de vocês. Olhem as questões de um outro prisma para que novas respostas possam ser construídas. E lembrem-se que sempre há diferentes respostas que podem ser construídas.

E, para encerrar este post, escrevo Carpe Diem. Aproveitem o dia inserindo nele atividades que realmente sejam importantes para cada um vocês, fazendo escolhas consciente e responsáveis e exercendo a cidadania planetária.

Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society) (1989). Dirigido or Peter Weir. Com Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke, Josh Charles, Gale Hansen.