domingo, 30 de janeiro de 2011

Amor & Outras Drogas


Assistimos ao filme Amor & Outras Drogas.

Para começar meu texto digo que se trata de um filme de amor. De amor à vida. Do amor romântico. Do amor ao tempo de cada um e de como escolhemos preenchê-lo a cada dia.

Não quero deixar de registrar que Anne Hathaway está cada vez melhor como atriz. She is not just another pretty face! Basta lembrar, por exemplo, de filmes como Os Diários da Princesa; O Diabo Veste Prada; e O Casamento de Rachel (filme este em que ela deu um baile de atuação - se ainda não assistiu, corra até a locadora mais próxima).

No filme Amor & Outras Drogas ela interpreta Maggie Murdock, uma jovem artista que, aos 26 anos, descobre que sofre de Mal de Parkinson. Fiquei assustada de pensar que esta doença também atinge pessoas tão jovens!

No filme Maggie conhece Jamie Randall, interpretado por Jake Gyllenhall, um mulherengo inveterado que é capaz de vender qualquer, como ninguém, graças à sua lábia. No filme ele vende desde aparelhos eletrônicos até remédios controlados.

Maggie conhece Jamie durante uma consulta dela e, o que parecia impossível em virtude das circunstâncias, acontece: com o passar do tempo eles se apaixonam um pelo outro, mas têm uma dificuldade imensa para perceber e para admitir isso. Para os dois, o mais difícil de tudo é conseguir dar uma chance a este amor lindo, capaz de ultrapassar as barreiras deste relacionamento.

Este filme é sobre o amor e sobre as suas barreiras corriqueiras. Ele retrata, também, a dificuldade de se amar alguém doente. Mas ele vai além e trata de questões importantes e comercialmente delicadas, como o poder das indústrias farmacêuticas.

Aborda, por exemplo, a questão da prescrição de Ritalina para crianças de tenra idade diagnosticadas como portadoras de "défcit de atenção"; trata dos métodos utilizados pela indústria farmacêutica, cujas grandes empresas dão aos médicos desde brindes até viagens para congressos com tudo pago - tudo para promoverem os seus remédios.

Algumas das questões que ficam no ar é: Quem paga por tudo isso? Para que são repasados estes custos?

Outra questão que é mostrada em Amor & Outras Drogas, mas neste caso de uma maneira mais de leve, é o precário sistema de saúde dos EUA. Esta questão é retrarada no filme quando são mostradas as viagens de Maggie ao Canada, em um ônibus lotado de pacientes que não poderiam pagar por seus remédios nos EUA.

Isso me fez lembrar do filme Sicko, de Michael Moore, que vai a fundo nesta questão.

Pensei, também, na recente reforma do Sistema de Saúde promovida nos EUA no governo Obama, uma das promessas de campanha dele que conseguiu colocar em prática, reforma esta que corre sérios riscos em função do resultado da recente eleição parlamentar.

Amor & Outras Drogas é um filme que nos faz rir. Nos faz chorar. Mas mas o importante de tudo, é que este filme faz sair da sala do cinema pensando, questionando, refletindo sobre várias questões importantes da vida.

Recomendo!

Para assistirem ao trailer, acessem: http://www.youtube.com/watch?v=jLRdgp4qM24

Amor & Outras Drogas (Love and Other Drugs). (2010) Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway, Oliver Platt, Hank Azaria. Dirigido por Edward Zwick.

Um comentário:

  1. Eu assisti esse filme e sai de là com os mesmos questionamentos que você!
    Incrivel como eu ri até a metade do filme, e dali pra frente e chorei! Recomendo pra todos, uma comédia que me fez pensar muito!
    AODREI!
    Outro ótimo, que eu também recomendo é Cisne Negro! A atuação da Nathalie Portman é digna de Oscar!

    ResponderExcluir