terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Algumas Mudanças em Cuba e Seus Relflexos

Após quase 5 anos "no comando" de Cuba, Raul Castro finalmente começou a promover mudanças estruturais na ilha "política e socialmente perdida no triângulo das bermudas".

Calma é a palavra de ordem ao analisar as mudanças, tendo em vista que nem todas são boas.

Neste sentido registramos que no final do ano passado 10% dos funcionários públicos foram demitidos sem prévio aviso.

Sobre esta questão Mac Magolis, em antigo publicado no Estadão de 13 de fevereiro de 2011 destacou: "Nuridos na estufa do poder estatal, agora, repentinamente terão de se reinventar empresários. Sem crédito, equipamentos, assistencia técnica e nenhum outro insumo ou acessório da indústria produtiva do mercado."

Pelas palavras acima, já deu para notar que a situação em que se encontram estes recém desempregados é delicadíssima.

Mac Magolis destacou, ainda, que os cartões de racionamento, existentes e circulates em Cuba desde 1963 serão recolhidos.

Fico me perguntando qual seria o real propósito desta medida...

Por fim, em seu artigo Mac Margolis destacou que, "com a ajuda da Venezuela, a ilha terá logo mais uma conexão a internet digna do século 21.

Mais uma vez indago as reais razões deste repentino acesso à internet, possibilitado justamente pela Venezuela, país em que a democracia de papel já existe há muitos anos e a liberdade de expressão foi um dos muitos direitos fundamentais cerceados... a vigilância estatal não terá descanso...

Me lembro, então, de 1984, escrito em 1948 por George Orwell, livro mais atual do que nunca, que precisa ser lido e relido de tempos em tempos, e percebo que "o grande irmão" se faz presente de muitas maneiras e em inúmeros países em plana atualidade.

Acompanhemos as mudanças em Cuba.

Uma dica é fazêlo, também, pelos escritos de Yoany Sanchez, blogueira cubana que, nos últimos anos, ganhou fama e reconhecimento ao redor do mundo por sua coragem de escrever diariamente os seus pensamentos em um Blog - lembrando que, em Cuba, o acesso à internet é proibido aos cubanos.

Alguns de seus posts foram selecionados e compões o emocinante - e indispensável - De Cuba com carinho. Livro publicado no Brasil e por uma editora brasileira, a Contexto.

Mais uma fonte dos incisivos pensamentos desta escritora formada em Letras pode ser encontrada, semanalmente, no O Estado de S. Paulo (também conhecido como Estadão).

No domingo passado Yoani Sánchez estreou como colunista deste importante jornal brasileiro com um atigo contundente e ácido, em que critica a "mansidão", a "apatia" e a "inércia" do povo cubano, ao fazer um paralelo com a atual situação do Egito, em que as pessoas foram às ruas exigir que o ditador que estava no poder há 3 décadas renunciasse.

Acompanhemos, atentos, mais desdobramentos das mudanças em Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário