terça-feira, 26 de abril de 2011

Algumas Reflexões...

Acabamos de encerrar as comemorações do Período Pascal, período este que nos propicia momentos de reflexão e de escolhas.

Quais são as coisas que realmente imposrtam para cada um de nós? Quem são as pessoas mais especiais em nossas vidas? O que podemos fazer no dia a dia para tornar a nossa vida mais leve, mais alegre, permeada pelo contentamento?

Temos o dom da vida. E, a cada um, cabe escolher o caminho a ser traçado em busca da realização de sonhos e da concretização de planos.

Já dizia Fernando Pessoa que "navegar é preciso, viver não é preciso". Talvez esta seja a hora de abrir mão da (falsa) sensação de controle de tudo nas nossas vidas. A imprecisão da vida se impõe a todos, quando menos esperamos.

E o que nos resta diante desta constatação?

MUITO.

Podemos (e devemos) escolher como viver as situações que se apresentam; que importância daremos aos diferentes fatos que se apresentam a nós a cada instante; precisamos escolher e, de tempos em tempos, rever as nossas prioridades e o que estamos fazendo para alcançá-as...

Enfim, somos atores de nossa própria vida, a que Oscar Wilde chamou de obra de arte.

Como você está escrevendo a sua história?

terça-feira, 12 de abril de 2011

"Desconecte-se para Se Conectar"

Tecnologia é bom. E faz bem. Desde que não em excesso.

Já diziam os sábios gregos que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose...

Ter telefone e internet pode significar importantes instrumentos de aproximação entre as pessoas. Pode possibilitar ouvir a voz de pessoas queridas, ver o rosto delas à distâncias inimagináveis (sejam elas físicas ou emocionais), e assim, pode ser muito bacana.

Ter à mão um meio de comunicação para fazer ligações em situações importantes a até de emergência pode fazer a diferença na nossa vida.

Mas precisamos tomar cuidado para que os meios de comunicação não invadam a nossa vida, passando a SEMPRE fazer parte de momentos íntimos, de momentos sociais, de momentos especiais.

Estar conectado quando se quer, de maneira consciente é ótimo. Mas temos nos policiar para que o desejo não vire un vício, nos deixando aflitos se esquecemos o celular ou se a internet não pega; nos fazendo ausente na presença dos outros. Assim, deixamos de perceber os pequenos detalhes, aqueles que realmente fazem a diferença nas nossas vidas... E, Será que vale a pena?

Em poucos dias recebi, de duas pessoas queridas, a dica do vídeo Desconecte-se para se conectar, que está disponível no youtube.

Desconecte-se e preste atenção para assistir a este curto vídeo - é de emocionar! http://www.youtube.com/watch?v=SGhYBOk_Pxc

Raphaela e Sabrina, agradeço por mais esta Dica de Capital Cultural que me deram!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Café Literário SESC de Abril de 2011 no Majestic


Acontecerá amanhã, no Centro Cultural Majestic, o Café Literário SESC de Abril de 2011.

O tema do debete a ser mediado por Paulo Roberto José é Literatura e Biografia: Vida e Obra em Trânsito.

Os autores participantes do debate serão: Andréia Desmaschio e Fabíola Padilha, cabendo destacar que haverá sorteio de livros das autoras.

Querida Astrid, Muito obrigada por mais esta Dica de Capital Cultural!

Centro Cultural Majestic
Rua Dionísio Rosendo, 91
Centro de Vitória/ ES - Brasil
(27) 3222-5984

quinta-feira, 7 de abril de 2011

II Curso de Direito Internacional dos Refugiados para Professores Universitários

Entre os dias 2 e 5 de maio de 2011 as professoras Dra. Silvia Menicucci de Oliveira S. Apolinário e Dra. Liliana Lyra Jubilut coordenarão, em Brasília, a realização do II Curso de Direito Internacional dos Refugiados para Professores Universitários.

Conforme divulgação oficial:

O Curso tem como objetivo a difusão e a integração do Direito Internacional dos
Refugiados nas disciplinas de graduação e pós-graduação, principalmente dos cursos de
Direito, Relações Internacionais, Ciências Políticas, História e Geografia. Os participantes receberão material de apoio e certificado.


Serão oferecidas 30 vagas destinadas, preferencialmente a professores de graduação e pós-graduação.

Mestrandos e doutorandos, bem como Servidores do Poder Judiciário e do Poder Executivo com interesse na temática, assim como de funcionários de organizações não governamentais diretamente envolvidas com os refugiados também poderão se inscrever, observados os requisitos.

Até o dia 15/04/2011 os interessados deverão enviar uma carta justificando seu interesse em participar do Curso, bem como CV (Lattes) (e/ou demais documentos, se for o caso), para o seguinte endereço eletrônico: direitointernacionalrefugiados@hotmail.com

O resultado da seleção será informado no dia 18/04/2011.
Registro que participei da primeira edição deste Curso, ocorrida em 2007, e o recomendo a militantes da área de Direitos Humanos pela atualidade, pela urgêncie e pela emergência das questões que o tema suscita!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Arte na Vila Madalena - Visita a Ateliês!



O ANdré, do Cidade escola Aprendiz, me encaminhou uma dica de capital cultural muito legal: Nos dias 9 e 10 de abril muitos ateliês da Vila Madalena abrirão as suas portas para o público em geral.

Trata-se de uma possibilidade impar de conhecer melhor o bairro e os artistas ali abrigados. Cerâmica, Joalheria, escultura, fotografia e mosaico são algumas das atividades que poderão ser acompanhadas mais de perto.

Conhecer a cidade em que se vive é fundamental para dela fazer parte ativamente.

Há três postos de informações sobre quais ateiêsparticiparão desta atividade de abertura da cidade para os seus cidadãos, conforme indicado no flyer acima.

Não Percam!

André, agradeço por compartilhar comigo estas informações!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ensina-me a Viver - em cartaz em Vitória!


Nos dias 9 e 10 de abril a peça Ensina-me a Viver será encenada no palco do Teatro da UFES.

Glória Menezes e Arlindo Lopes interpretam, respectivamente, Maude e Harold, duas pessoas que estão em diferentes fases da vida e que têm com visões completamente distintas sobre o viver.

Um grande aprendizado pode acontecer a partir do inusitado encontro destas duas emocionantes figuras.

Pai, muito obrigada pela dica de capital cultural!

Os Ingressos para este espetáculo podem ser comprados na bilheteria do Teatro da UFEs ou no site www.ingresso.com