segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Livro da Semana - Cidade das Palavras

Depois de 2 semanas com problemas de acesso à internet, aqui estou, para retomar as atividades propostas.




O livro desta semana é o A Cidade das Palavras, de Alberto Manguel.

Drops de História

Alberto é um dos meus autores prediletos.

Já li, reli e me encantei com muitas de suas obras, detre as quais selecionei para esta semana o livro intitulado A Cidade das Palavras.

Trata-se de uma reflexão que parte da seguinte pergunta: "Por que vivemos juntos?"

Com uma escrita sedutora e que prende a atenção do leitor, Albeto Manguel nos leva a uma viagem pelo tempo e pelo espaço, em um tapete mágico formado por palavras.



Para concorrerem a este belíssimo livro, basta vocês acessarem o Blog Dica de Capital Cultural e postarem comentários a respeito ou do Blog ou das Dicas de Capital Cultural ali divulgadas. Ou, ainda, compartilharem as Dicas de Capital Cultural de vocês neste Blog.

Realizando qualquer uma destas atividades ao longo desta semana vocês passam a concorrer ao Livro da Semana.


Ah, e quem ganhou o livro , Caderno de Viagem, de Debret foi...

a Emanuela, que tem 5 dias para me enviar, por e-mail (para o olivia.garjaka@gmail.com), o endereço de correspondência para que eu possa postar o referido livro.

Participem!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

The New York Times - Escola Aberta na Era da Aprendizagem Permanente

Há algumas semanas Gilberto Dimenstein publicou, em sua coluna no Jornal A Folha de S. Paulo, um artigo sobre como o jornal The New York Times se transformou em uma "escola aberta", tendo investido em projetos educacionais para ministrar alguns cursos em parceria com universidades norte-americanas.

Segundo Felice Nudelman redação do the New York Times virou uma grande sala de aula.

Ainda Segundo Gilberto Dimenstein a demanda por conhecimento não vai para de crescer e, neste momento, é crucial saber separar informação de conhecimento, sendo cada vez mais presente a necessidade da seleção no momento hisórico ao qual ele se refere como a "Era da Aprendizagem Permanente".

Para saberem mais sobre este assunto como, por exemplo, quais os cursos oferecidos pelo The New York Times, acessem: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2011/09/saiba-mais-sobre-cursos-e-o-laboratorio-de-novas-midias-do-new-york-times/

Obrigada, querido Gilberto, por mais esta Dica de Capital Cultural!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O que o nosso comportamento tem a ver com as atitudes das crianças?

No nosso dia-a-dia podemos não perceber, mas das coisas que fazermos estão sendo observadas por outras pessoas sendo algumas delas crianças.

Parar o carro em local permitido, dar preferência para quem está aguardando para atravessa caso não haja ali um farol (semáforo), ler ao invés de apenas assistir à televisão, respeitar as pessoas e agir com urbanidade e respeitando a dignidade de cada um...

Estas são algumas das atitudes de um cidadão planetário, ciente de seus direitos e também de seus deveres, que tem plena consciência de que suas atitudes influenciam o mundo e e, em especial, às crianças.

A Renara postou um vídfeo que trata exatamente desta questão, mostrando como as crianças repetem as atitudes que vêem e aquelas que experimentam.

Tocante, emocionante e questionador o vídeo nos faz parar para pensar em quais atitudes estamos tomando ao longo dos dias de nossa vida.

Obrigada Renara por esta Dica de Capital Cultural!

Para saber mais... assistam ao vídeo e comentem neste post! http://www.youtube.com/watch?v=KFBKSLH3ZaM&feature=youtube_gdata_player

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Livro da Semana - Caderno de Viagem de Jean-Baptiste Debret


O livro da semana é o Caderno de Viagem, de Jean-Baptiste Debret.

Drops de História

Já escrevi um post sobre este livro há algum tempo.

Trata-se de um belo carnet que reúne a reprodução de algumas das imagens feitas por Debret quando da sua vinda ao Brasil, acompanhando a missão artística francesa que chegou neste país em 1816.

O registro da exótica terra, marcada por diferentes costumes, foi feito por Debret nas ruas do Rio de Janeiro em pleno início do Século XIX.

Este livro permite uma viagem no tempo, uma ilustração de aulas de parte da História do Brasil nos permitindo ampliar nosso Capital Cultural.



Para concorrerem a este belíssimo livro, basta vocês acessarem o Blog Dica de Capital Cultural e postarem comentários a respeito ou do Blog ou das Dicas de Capital Cultural ali divulgadas. Ou, ainda, compartilharem as Dicas de Capital Cultural de vocês neste Blog.

Realizando qualquer uma destas atividades ao longo desta semana vocês passam a concorrer ao Livro da Semana.


Ah, e quem ganhou o livro da semana passada, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei foi...

a Astrid, que tem 5 dias para me enviar, por e-mail (para o olivia.garjaka@gmail.com), o endereço de correspondência para que eu possa postar o referido livro.

Participem!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

VI Encontro Nacional de Direito Educacional

No próximo dia 15 de outubro, dia do Professor, o INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO CONSTITUCIONAL (IBDC) realizará o VI Encontro Nacional de Direito Educacional.

Segue abaixo a programação do Evento:

8h00 – Credenciamento

8h30 – Abertura – Antonio Carlos Mathias Coltro / Maria Garcia / José Carlos Viana

9h00 – Educação Superior no limiar do século XXI: perspectivas
Presidente: José Carlos Viana
Expositores: Maria Garcia e Paulo Hamilton Siqueira Junior

10h30 – Coffee Break

11h00 – Ensino Básico: problemas e soluções
Presidente: Antonio Carlos Mathias Coltro
Expositores: Edison Tetsuzo Namba e Marcelo Lamy

14h00 – Educação Inclusiva: a hora e a vez da igualdade
Presidente: Roberto Baungartner
Expositores: Marisa Amaral Lara, Carla C. Bernardi e Vladmir Oliveira da Silveira

15h30 – Coffee Break

16h00 – “Bullying” na escola: alunos e professores. O que fazer?
Presidente: Ossana C. Tolmajian
Expositores: Cecília Gregorutti, Maria Antonia L. de Mello e José Rubens Demoro Almeida

17h30 Enceramento


Este Evento terá a emissão de certificados para os participantes.

As Inscrições são gratuitas. Para garatir a sua vaga basta enviar a Ficha de Inscrição abaixo, devidamente preenchida, para o e-mail a seguir: ibdc.sp@uol.com.br

Ficha de Inscrição


Nome __________________________________________________________________
Endereço ______________________________________________________________
Bairro _______________Cidade____________ CEP:________ Estado__
Tel. ( ) _____________ Fax ( ) _____________ Cel. ( )____________
E-mail:_______________________________________
CPF:______________ Empresa /Faculdade _______________

Para mais informações, entrem em contato com o IBDC: (11) 3159-4363.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Minhas Tardes com Margueritte


Este é mais um emocionante filme francês que conta a história de um diferente encontro de amor.

Germain, interpretado por Gerard Pardieu, é um homem bruto, mas de bom coração marcado, desde sua infância, pela falta de amor materno, pela ausência do pai e pela falta de compreensão pelos professores enqunto representantes da escola.

Margueritte, personagem belamente interpretada por Gisele Casadesus, é uma senhora de 95 anos, cuja clara solidão só é aplacada pela companhia de seus livros e suas histórias.

O primeiro encontro entre os dois ocorre em uma praça arborizada. Este primeiro encontro muda a vida de Germain e de Margueritte de uma forma sensível e emocionante, mostrando que o amor pode ter muitas faces e pode ser exercitado de várias formas.

Para assistirem ao trailer do filme, acessem: http://www.youtube.com/watch?v=xNmfZXgOst0

Minhas Tardes com Margueritte (La Tête en Friche)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cinema, Direito e Muito Mais na UVV! Outubro de 2011


Nesta quarta-feira, dia 5 de outubro, às 11 horas haverá a exibição do filme O Quarto Poder, exibição esta seguida de debate, no segundo encontro do projeto que parte da união do Direito ao Cinema e vai além, buscando diferentes olhares e, consequentemente, diferentes interpretações.

O evento será realizado no Anfiteatro da UVV e as vagas são limitadas.

Você ainda não se inscreveu? Corra porque ainda há vagas! Passe na Secretaria do Curso de Direito da UVV e garanta a sua!

Para saberem mais sobre este evento, acessem o site do Curso de Direito: www.uvv.br

Até lá!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

2 Anos de Existência do Blog Dica de Capital Cultural!

Neste mês de outubro de 2011 o Blog Dica de Capital Cultural completa dois anos!

E para comemorar este importante momento, algumas mudanças comemorativas serão feitas.

A primeira delas é que, às segundas-feiras, eu indicarei e disponibilizarei um livro, que será enviado ao Baladeiro Cultural que apresentar o comentário mais interessante em um dos posts daquela semana.

Havendo empate, realizarei um sorteio. O Baladeiro Cultural escolhido será divulgado na semana seguinte e terá até 5 dias para me encaminhar, por e-mail, os seus dados de corresponência, para que o livro seja lhe encaminhado pelos Correios.

Este é um duplo incentivo à leitura. Os Baladeiros Culturais, além de lerem os posts da semana, poderão concorrer a um livro selecionado por mim, podendo ter acesso a mais um objeto de leitura.

Este também é um incentivo à escrita e ao compartilhamento das opiniões neste espaço virtual que é o Blog Dica de Capital Cultural, pois só participarão desta seleção semanal de comentários os Baladeiros Culturais que postarem seus comentários no referido Blog.

Quanto maior o número de comentários interessantes apresentados nos posts da semana, maiores serão as chances do Baladeito Cultural ganhar!

E o livro desta semana, que inaugura este novo momento do Blog, é O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.

Drops de História

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, escrito por J. R. R. Tolkien, versa sobre a luta do exército conhecido como a Comitiva do Anel, formado por multiplos grupos de seres (homens, elfos, anões, hobbits e Gandalf), contra a escuridão e o domínio do mundo pelo mal.

Para tanto, nesta obra Frodo e seu fiel escudeiro, Samwise, passam pelas maiores provação para chegarem à Montanha do Fogo, situada em Mordor, o único lugar sobre a face da terra em que O Anel que Frodo porta poderia ser destruído.

Para saberem mais, leiam a obra indicada.

TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.


Já vale começar fazendo um comentário a respeito deste post, escrevendo o que acharam desta novidade.

Acessem sempre o Blog para não perderem as Dicas de Capital Cultural!