terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Casa da Cultura de Paraty



Paraty é uma cidade mágica. Um lugar que será objeto de vários posts meus...

É importante registrar que Paraty já testemunhou quatro ciclos: o Ciclo do Ouro, o Ciclo do Café, o Ciclo da Cachaça, e atualmente vive Ciclo do Turismo. Esta é a atividade que mais renda confere à cidade, que passou por um processo de resgate e restauração social, cultural e artístico nos últimos anos.

Começo falando da belíssima Casa da Cultura de Paraty, inaugurada em 2004. O bem conservado imóvel, localizado no centro histórico de Paraty, nos foi apresentado por Emanuel, ótimo guia que nos impressionou por sua atenção e por suas explicações.

No primeiro piso, a Casa da Cultura de Paraty abriga um Café, uma Loja de Artesanato, uma Livraria e exposições temporárias, das quais eu destaco a exposição de fotos Embarcações do Brasil, de Níven Francis.

Há, também, o Cine Clube Paraty, com exibição gratuita de filmes às quartas-feiras.

No segundo piso da Casa da Cultura de Paraty fica instalada uma belíssima exposição permanente, composta por inúmeras vitrines suspensas que abrigam objetos doados por artesãos locais. Tais objetos são carregados de sentidos e esta exposição permanente ajuda a preservar e a contar a história da população local.

Com um salão amplamente iluminado e arejado, as janelas do segundo piso emolduram a paisagem externa e nos convidam a observar as ruas da cidade.

Dentre outras coisas, Emanuel explicou o sentido de objetos aleatoriamente escolhidos por nós e trazidos à altura da vista, bem como falou sobre a forte influência maçônica na construção da cidade de Paraty, com seus símbolos misteriosos e suas ruas terminadas em curva.

Casa da Cultura de Paraty - Um Passeio indispensável!

Comece visitando o site da Casa da Cultura de Paraty: http://www.casadaculturaparaty.org.br/

Casa da Cultura de Paraty
Endereço: Rua Dona Geralda, 177 - Centro Histórico Paraty/ RJ
Funcionamento: De quarta à segunda das 11h às 19:30h.
Tel/Fax: (24) 3371-2325

Nenhum comentário:

Postar um comentário