terça-feira, 6 de março de 2012

12 homens e uma sentença - Em cartaz no Tucarena

Baseada no filme homônimo, clássico de exemplo de busca pelo julgamento justo, há alguns meses está em cartaz no Tucarena, um dos teatros da PUC-SP a peça 12 homens e uma sentença.

O teatro em forma de arena já coloca os expectadores em uma posição da que tradicionalmente ficam no teatro ocidental moderno (que normalmente conta com um formato retangular e uma coxia, localizada atrás ou embaixo dos bastidores).
No Tucarena não há coxia, só um palco ovalado cercado por expectadores por todos os lados. Ao longo da peça o palco vira uma ilha para a qual toda a atenção e todos os olhares se atraem.

E na peça 12 homens e uma sentença este elemento é mais um que corrobora para o étimo desenrolar da trama.

12 jurados de um garoto, acusado de matar o próprio pai, são levados até a sala secreta, (representada pelo palco do Tucarena), para decidirem se consideram o acusado culpado ou inocente.

Como a peça é baseada em um filme americano e nos EUA o sistema de Júri é bem diferente do brasileiro cabe, neste momento, ressaltrar que uma das diferenças é que nos EUA não basta os jurados alcançarem uma decisão por maioria, eles têm que ter unanimidade para condenar ou absolver o acusado.
Na votação preliminar 11 dos 12 jurados, pelas mais diferentes razões, votam pela condenação do acusado.
Alguns alegam ter certeza que ele cometeu o crime, outros querem apenas sair dali o quanto antes para retomarem a sua vida cotidiana.
A princípio apenas um dos jurados parece perceber a importância da função que todos eles estão desempenhado ali - julgar uma pessoa pelo alegado cometimento de um crime. E, partindo desta percepção, ele insiste em que cada um dos jurados pense um pouco mais em tudo o que foi dito durante a apresentação do caso, registrando que, havendo uma dúvida razoável, eles não podem condenar o acusado.
Ele começa colocanado em questão um dos fatos e, aous poucos, outros jurados começam a achar que prestar atenção nos detalhes pode ser crucial para externarem sua intenção de voto.
Tensão, irritação, arrogância, mágoas do passado, preconceito e desdém, mas também, atenção, reconhecimento de limitações próprias, utilização de conhecimentos técinos da respectiva profissão, são apenas alguns dos sentimentos e dos elementos que passam a compor a peça e o surpreendente desenrolar da mesma.
Pessoas de todo o país têm ido ao Tucarena assistir a esta relevante peça com inteligente enredo e permeada de uma ótima atuação e de emocionantes atuações.
Recomendo!

12 Homens e uma Sentença
Local: Tucarena,
Teatro da PUC/SP com entrada pela Rua Bartira, esquina com a Ruam Monte Alegre
São Paulo - SP
http://www.teatrotuca.com.br/espetaculos/espetaculo_doze_homens_e_uma_sentenca.html

3 comentários:

  1. Um ótimo dia a todos,

    "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis". Pv.31-10
    Hoje se comemora o "Dia Internacional da Mulher". Apesar de acreditar que todos os dias são únicos e especiais na vida de cada uma de nós, desejo a todas vida longa e muita sabedoria para lidar com as adversidades e desafios, tais como estudar, trabalhar, cuidar da casa, do marido, do cachorro, dentre outras atribuições...rsrsrsrs.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Professora Olívia,

    Dedico a você, mais uma vez, o meu agradecimento tão somente por inspirar, contribuir e estimular, direta e indiretamente, o crescimento (pessoal, intelectual) de tantos ao seu redor.
    Mulheres como você são dignas de admiração e louvor. Parabéns, não apenas por hoje ser o "Dia internacional da Mulher", mas por ser a grande e preciosa mulher que és.

    Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  3. Querida Manu,

    Suas palavras muito me alegram.

    Obrigada pela atençao, pela dedicação, pelo cuidado e pelo carinho!

    Olívia

    ResponderExcluir