31 de dezembro 2010.
As areias do ano de 2010 estão acabando de escoar entre os dedos.
Um momento propício para parar e avaliar o ano que se encerra. Quantos projetos foram feitos? Quantos obstáculos foram superados? Quantas lágrimas forma derramadas? Quantos sonhos foram realizados?
Momento, também, de definir metas (possíveis) para 2011. E de traçar planos para rezalizá-las, porque as coisas mais importantes da vida não caem dos céus; elas são conquistadas com muito trabalho e dedicação.
Que tal aproveitar para pensar em coisas simples da vida que fazem a diferená nos nossos dias? Um belo nascer do sol; Um abraço de um amigo querido; Uma boa notícia; Assistir a um filme que nos move; Ler a um livro que nos inspira...
São tantas as coisas que podemos escolher para acrescentar no nosso dia-a-dia e torná-lo mais leve...
Que esta data possa ser um dos muitos momentos em que paramos para escolher os rumos de nossa trajetória.
Feliz 2011!
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Fim do Ano de 2010
Marcadores:
Cidadania Planetária,
Cinema,
Clima,
Comidinhas,
Global,
Leitura do Mundo,
Livros,
Mundinho Azul
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Abutres - Mais um Filme Argentino de Destaque
Recentemente assisti ao filme Abutres (Caranchos), mais uma bela mostra da ótima qualidade do cinema argentino.
Ricardo Darín, que também estrelou O Segredo dos Teus Olhos - vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2010, também se destacou no papel principal deste filme, e prende a atenção dos espectadores do início ao fim.
O filme é iniciado com uma estatística assustadora, sobre o número de jovens com menos de 35 anos que morrem em acidentes de trânsito. E inforam que estes acidentes se tornaram a principal causa mortis deste grupo de pessoas.
Retrata a estranha relação que se desenvolve entre pessoas interessadas em receberem seguro por acidentes de automóvel, policiais, médicos, paramédicos e beneficiários.
Na trama, Sosa (interpretado por Ricardo Darin), é um advogado cuja licença profissional foi cassada e que tenta sobreviver atuando como "abutre", tirando vantagem das pessoas que se ferem ou dos familiares daqueles que morrem em acidentes de trânsito, o que move a denominada "indústria das indenizações".
Sua perspectiva de vida parece mudar quando ele conhece Luján (a ótima Martina Gusman), uma médica socorrista que atende a chamados de acidentes de trânsito, e por ela se apaixona.
De maneira reveladora - e, porque não dizer assutadora, as cenas deixam transparecer o jogo de interesses, no qual a violência é a forma de comunicação.
No filme Abutres, as personagens encenam um jogo de violência contra si mesmos, contra aqueles para quem trabalham, contra terceiros desconhecidos demonstrando o pouco poder que restou à palavra.
Forte, violento, assustador, quetionador, intenso, provocante. Assim é Abutres.
Para assistirem ao trailer, acessem: http://www.youtube.com/watch?v=qBzblLcTkP0
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Confraternização Flamenca em Vitória
Neste domingo, dia 19 de dezembro de 2010, a partir das 19h, o Teatro Carlos Gomes será o palco de mais uma Confraternização Flamenca anual.
Com produção de Edilamar Fogos e direção de Giselle Ferreira o espetáculo contará com a participação da Alma Andaluza cia de Danza, da Escola de Dança Monica Tenore, da Escola Espaço da Dança e da Alma Andaluza Oficina de Dança.
Já comprei os meus ingressos. Querem comprar antecipado também? Liguem para 8809-3592ou para 9982-3907.
Querida Raphaela, agradeço por compartilhar comigo mais esta Dica de Capital Cultural!
http://almaandaluza.blogspot.com/
Marcadores:
Balada Cultural,
Centros Culturais,
Cidadania Planetária,
Dança,
Global,
Leitura do Mundo,
Mundinho Azul,
Oásis,
VIX
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Pausa para o Café & Para Comer e Se Deliciar - Dezembro de 2010 - Le Pain Quotidien
Andando por Nova Yorque,bem perto de uma das pontas do Central Park, encontramos a Le Pain Quotidien, uma charmosa padaria de estilo francês com produtos orgânicos.
A proposta da Le Pain Quotidien é incentivar a cultura e o consumo de produtos orgânicos, o que faz bem para os produtores, os consumidores e a comunidade. É mais uma rede incentivando o exercício da cidadania planetária!
As comidinhas de lá são lindas e deliciosas. O atendimento foi impecável e o preço, bem justo.
Adoramos tanto que em um dia tomamos café da manhã Le Pain Quotidien e, no dia seguinte, resolvemos almoçar por lá.
As fotos dão uma leve idéia da experiência gastronômica que é comer lá.
Ah, e o melhor é que esta rede está "espalhada" por vários países do mundo!
Querem saber mais sobre este oásis gastronômico ou ver se há uma loja na sua próxima cidade de destino? Acessem: www.lepainquotidien.com
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Campanha Apadrinhar - Eu Espalho Esta Idéia
Há alguns meses acompanho a história de vida da Cris Guerra. Publicitária que ficou nacionalmente famosa pelo Blog Hoje Vou Assim, ela escreve sobre assuntos variados.
Embora a moda seja o principal vetor deste ex Blog - que virou site (www.hojevouassim.com.br)- há muito mais do que isso. Há escritos sobre a vida, sobre perdas, sobre escolhas, sobre a vida e sobre o que realmente importa para cada um de nós.
Foi lá, no site da Cris Guerra, que eu fiquei sabendo sobre o trabalho do Fundo Cristão para Crianças.
A Cris Guerra compartilhou que já tem um afilhado pelo Fundo Cristão há anos e recentemente foi visitá-lo, bem como conhecer a cominidade aonde ele vive.
Acompanhando os posts dela, resolvi me informar mais sobre o trabalho desenvolvido pela referida instituição. O trabalho do Fundo Cristão é lindo e sério. Eles atendem seres humanos de até 19 anos que se caracterizem em situação de risco social. As atividades são desenvolvidas são inúmeras. Para conhecê-las melhor, basta acessar o seguinte site: http://www.fundocristaoparacriancas.org.br/.
Há algumas semanas eu decidi, juntamente com o Ezio, apadrinhar uma criança - o selo da campanha está no Blog desde então. O apadrinhamento pode ser feito pela doação mensal a partir de R$42,00 (quarenta e dois reais).
Nós decidimos contribuir com muito mais do que esta ajuda econômica. Queremos acompanhar o desenvolvimento do nosso afilhado de perto. E, por isso, nesta semana, também postamos uma caixa com uma carta endereçada a ele e presentes de Natal para ele e a família dele, dentre os quais livros - alimentos para a alma.
Esperamos que o cadastramento do nosso afilhado nos Projetos do Fundo Cristão possibilitem o desenvolvimento integral dele. E que o nosso acompanhamento contribua para que ele possa ter uma vida plena de escolhas, para tomar o seu destino em suas mãos e escrever a sua história.
Decidi compartilhar esta história com vocês, torcendo para que se sensibilizem e, neste fim de ano, dediquem tempo e o que mais puderem para transformar o mundo em um lugar melhor.
Postei o Selo da Campanha, bem como uma carta escrita por uma pessoa que durante anos foi beneficiada até os seus 19 pelo apadrinhamento de um padrinho especial.
Que tal dar uma destinação especial a R$42,00 mensais?
Se tiverem qualquer dúvida, procurem a Cleide ou a
Querida Cris Guerra, obrigada por compartilhar esta Dica de Capital Cultural tão importante!
Fundo Cristão de Amparo a Crianças
http://www.fundocristaoparacriancas.org.br/
Marcadores:
Cidadania Planetária,
Fundo Cristão,
Leitura do Mundo,
Mundinho Azul
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Ecos do Bazar - Me Leva Para Casa? Edição Natal 2010
Escrevo para compartihar com vocês os resultados do Bazar Me Leva Para Casa? realizado no último sábado, um evento que promove um Natal sustentável, marcado pelo exercício da cidadania planetária.
Um dos primeiros desdobramentos deste Bazar foi proposta para a realização da habilitação da ONG Cidade do Garoto junto à Vara Criminal da Serra, para que os resultados de penas alternativas sejam revertidos em benefício da referida ONG.
Com relação ao material reciclável recolhido no posto de doações instalado na FTD, foram arrecadados em poucos dias: 90 quilos de papel e 114 garrafas pet. Este material será doado à ONG Cidade do Garoto, para a realização de atividades diversas e oficinas de reciclagem.
No Bazar Me Leva Para Casa? foram vendidos roupas, bolsas, sapatos em bom estado; deliciosos doces; lindos anéis e brincos; belas caixas de madeira decorada; e encantadores livros da FTD. E, ainda, sorteamos brindes.
Com parte do valor arrecadado foram comprados livros que serão doados para a formação inicial da Biblioteca da Cidade do Garoto.
Entre os livros recebidos no Bazar, como doação, e os livros adquiridos com parte da renda do Bazar, 43 obras infanto-juvenis serão entregues à ONG Cidade do Garoto. Seguem abaixo os nomes das obras que serão entregues à referida ONG:
A Bela Adormecida – Dalton
A Bela e a Fera – Dalton
A beleza de Narciso – FTD
A Gata Borralheira – Dalton
A Iara – Arthur Nestrowski
A Sereiazinha – Dalton
Aladim e a Lâmpada Maravilhosa – FTD
Ariovaldo, o bode expiatório – Anna Flora
Beijo, não – Tatiana Belink
Branca de neve e os sete anões – Dalton
Cidadania, vamos entrar nessa? - Silvia Sansoni
Declaração Universal dos Direitos Humanos – Ruth Rocha, Otávio Roth
Dom Quixote – Miguel de Cervantes
Eros e Psique – FTD
Histórias do menino - Geraldo Case
João X Sultão – Lia Zatz
Leo Marinho – Cristina Porto
Mensagem - Fernando Pessoa
Odes de Ricardo Reis - Fernando Pessoa
Os Três Livros que compõem As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis
Poemas de Alberto Caeiro - Fernando Pessoa
Poemas de Álvaro de Campos - Fernando Pessoa
Poesias - Fernando Pessoa
O 4º Soldado da natureza – Marco Antonio Bonato
O anel mágico – FTD
O destino de Pan – FTD
O mundo encantado do Papai Noel – Luisa Dansa, Salmo Dansa
O ouro de Midas – FTD
O patinho Feio – FTD
O reizinho mandão – Ruth Rocha
Orfeu e Eurídice – FTD
Os Cavaleiros da Tavola Redonda – FTD
Os três porquinhos – FTD
Perdi meu amor – Luiz Galdino
Rapunzel - Dalton
Rapunzel – FTD
Rumpeltiltinskin – FTD
Tristão e Isolda – FTD
Um jeito bom de brincar – Elias José
Vaidade no Terreiro – Elias José
Os objetos que foram recebidos como doação para a venda no Bazar que eventualmente não foram vendidos na ocasião serão encaminhados para o Bazar da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer - AFECC, que é a fundadora e a mantenedora do Hospital Santa Rita de Cássia. Para conhecer mais sobre o trabalho da AFECC, acessem: http://www.afecc.org.br. Assim, estes objetos - dentre os quais se encontram bolsas, pastas, vestidos, calças, conjuntos de roupas e acessórios - quando vendidos, terão a sua renda revertida para as belas e necessárias ações da AFECC.
Destaco, ainda, o desejo manifestado por inúmeras pessoas para que novas edições do Bazar Me Leva Para Casa? fossem realizadas.
O Bazar Me Leva Para Casa? também foi uma oportunidade de encontro e de reencontro. Possibilitou a concretização do consumo consciente, já que as roupas, bolsas e os sapatos vendidos estavam sem uso, parados no armário, e ganharam nova destinação.
Postei algumas das fotos do Bazar Me Leva Para Casa?
Não deixem de registrar os comentários de vocês aqui no Blog!
Marcadores:
Balada Cultural,
Bazar,
Cidadania Planetária,
Clima,
Comidinhas,
ES,
Leitura do Mundo,
Livros,
Mundinho Azul,
Oásis,
VIX
Assinar:
Postagens (Atom)