quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Hoje dia 8 de março celebramos, de maneira especial, as mulheres no chamado Dia Internacional da Mulher.

Que todos possamos viver as nossas vidas plantando paz, esperança, comprometimento, dedicação e que possamos colher igualdade material, mais conquistas históricas, saúde e segurança.

Desejo a todos um dia especial!

terça-feira, 6 de março de 2012

12 homens e uma sentença - Em cartaz no Tucarena

Baseada no filme homônimo, clássico de exemplo de busca pelo julgamento justo, há alguns meses está em cartaz no Tucarena, um dos teatros da PUC-SP a peça 12 homens e uma sentença.

O teatro em forma de arena já coloca os expectadores em uma posição da que tradicionalmente ficam no teatro ocidental moderno (que normalmente conta com um formato retangular e uma coxia, localizada atrás ou embaixo dos bastidores).
No Tucarena não há coxia, só um palco ovalado cercado por expectadores por todos os lados. Ao longo da peça o palco vira uma ilha para a qual toda a atenção e todos os olhares se atraem.

E na peça 12 homens e uma sentença este elemento é mais um que corrobora para o étimo desenrolar da trama.

12 jurados de um garoto, acusado de matar o próprio pai, são levados até a sala secreta, (representada pelo palco do Tucarena), para decidirem se consideram o acusado culpado ou inocente.

Como a peça é baseada em um filme americano e nos EUA o sistema de Júri é bem diferente do brasileiro cabe, neste momento, ressaltrar que uma das diferenças é que nos EUA não basta os jurados alcançarem uma decisão por maioria, eles têm que ter unanimidade para condenar ou absolver o acusado.
Na votação preliminar 11 dos 12 jurados, pelas mais diferentes razões, votam pela condenação do acusado.
Alguns alegam ter certeza que ele cometeu o crime, outros querem apenas sair dali o quanto antes para retomarem a sua vida cotidiana.
A princípio apenas um dos jurados parece perceber a importância da função que todos eles estão desempenhado ali - julgar uma pessoa pelo alegado cometimento de um crime. E, partindo desta percepção, ele insiste em que cada um dos jurados pense um pouco mais em tudo o que foi dito durante a apresentação do caso, registrando que, havendo uma dúvida razoável, eles não podem condenar o acusado.
Ele começa colocanado em questão um dos fatos e, aous poucos, outros jurados começam a achar que prestar atenção nos detalhes pode ser crucial para externarem sua intenção de voto.
Tensão, irritação, arrogância, mágoas do passado, preconceito e desdém, mas também, atenção, reconhecimento de limitações próprias, utilização de conhecimentos técinos da respectiva profissão, são apenas alguns dos sentimentos e dos elementos que passam a compor a peça e o surpreendente desenrolar da mesma.
Pessoas de todo o país têm ido ao Tucarena assistir a esta relevante peça com inteligente enredo e permeada de uma ótima atuação e de emocionantes atuações.
Recomendo!

12 Homens e uma Sentença
Local: Tucarena,
Teatro da PUC/SP com entrada pela Rua Bartira, esquina com a Ruam Monte Alegre
São Paulo - SP
http://www.teatrotuca.com.br/espetaculos/espetaculo_doze_homens_e_uma_sentenca.html

segunda-feira, 5 de março de 2012

Livro da Semana - O Senhor dos Anéis - As Duas Torres


O livro desta semana é O Senhor dos Anéis - As Duas Torres, de J. R. R. Tolkien.
Drops de História
Este livro deu origem ao segundo dos filmes que compõem a trilogia do Senhor dos Anéis
Para concorrerem a este livro, basta vocês acessarem o Blog Dica de Capital Cultural e postarem comentários a respeito ou do Blog ou das Dicas de Capital Cultural ali divulgadas. Ou, ainda, compartilharem as Dicas de Capital Cultural de vocês neste Blog.
Realizando qualquer uma destas atividades ao longo desta semana vocês passam a concorrer ao Livro da Semana.
Ah, e quem ganhou o livro Julie & Julia foi... a Thaís, leitora do Blog e querida amiga de longa data, que tem 5 dias para me enviar, por e-mail (para o olivia.garjaka@gmail.com), o endereço
de correspondência para que eu possa postar o referido livro.