sexta-feira, 16 de novembro de 2012

República e Cidadania - da Invisibilidade ao Resgate da Cidadania


Em 15 de novembro de 1889 o Brasil adotou a República, em substituição à monarquia, como forma de governo.

Esta alteração realizada via Decreto foi constitucionalmente reconhecida em 1891.

Nas constituições seguintes esta forma de governo foi mantida, sendo que na Constituição Federal de 1988 foram elencados os seguintes relevantes fundamentos da República Federativa do Brasil: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valor social do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo politico.

Poderíamos escrever capítulos sobre estes fundamentos constitucionalmente garantidos mas hoje, 15 de novembro de 2012, gostaria de tratar da questão da cidadania de pessoas que foram privadas de sua liberdade.

Pressupondo que a privação da liberdade decorreu de uma previsão normativa constitucional, vale lembrar que tais pessoas são cidadãos que, ao menos em tese perderam a liberdade de locomoção.

Ocorre que em muitos casos as prisões brasileiras são transformadas em verdadeiros depósitos de pessoas tratadas de maneira desumana, cuja cidadania e amplamente violada como consequência da violação do direto a vida digna, do direito a saude, do direto ao trabalho, do direito a segurança, do direito ao descanso e ao lazer, dentre outros.

Navegando na internet conheci o projeto Flor de Lotus, que trouxe um novo sopro de esperança e uma alegria de verificar que quando as pessoas são tratadas com dignidade e respeito o resultado e inovador...

A Flor de Lotus e uma espécie de flor que nasce mesmo nas condições mais adversas. Escolhida para estampar meus cartões, este símbolo e muito importante para mim e, depois desta nova descoberta, ganhou horizontes mais amplos...

Sobre o projeto vale destacar que e o resultado do trabalho de Raquell Guimaraes, dona da Doiselles, que desde pequena aprendeu a tecer com agulhas e lã. Ao crescer sua paixão se transformou em seu trabalho que, segundo ela, sempre foi permeado por algo mais; por um antagonismo ao descartável, por uma busca criação, trama que a compõe, busca propor uma moda que vá além das tendências de mercado e da descartabilidade dos bens produzidos.

A partir de tudo isso surgiu o projeto Flor de Lotus, com elementos culturais e emocionais, buscando dar novas perspectivas aos presos, oportunidades, novos horizontes, uma nova profissão. Além de tecerem as pecas, eles criam, recebem um salario, dançam, celebram a vida...

Lindo, lindo, lindo!

Uma lição sobre o milagre da multiplicação e sobre sustentabilidade.

Querem saber mais e se emocionar? Acessem:

http://vimeo.com/40752534

http://vimeo.com/51925315

Conhecem outros projetos como este? Compartilhem aqui no Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário