segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Livro da Semana - Caderno de Viagem de Jean-Baptiste Debret


O livro da semana é o Caderno de Viagem, de Jean-Baptiste Debret.

Drops de História

Já escrevi um post sobre este livro há algum tempo.

Trata-se de um belo carnet que reúne a reprodução de algumas das imagens feitas por Debret quando da sua vinda ao Brasil, acompanhando a missão artística francesa que chegou neste país em 1816.

O registro da exótica terra, marcada por diferentes costumes, foi feito por Debret nas ruas do Rio de Janeiro em pleno início do Século XIX.

Este livro permite uma viagem no tempo, uma ilustração de aulas de parte da História do Brasil nos permitindo ampliar nosso Capital Cultural.



Para concorrerem a este belíssimo livro, basta vocês acessarem o Blog Dica de Capital Cultural e postarem comentários a respeito ou do Blog ou das Dicas de Capital Cultural ali divulgadas. Ou, ainda, compartilharem as Dicas de Capital Cultural de vocês neste Blog.

Realizando qualquer uma destas atividades ao longo desta semana vocês passam a concorrer ao Livro da Semana.


Ah, e quem ganhou o livro da semana passada, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei foi...

a Astrid, que tem 5 dias para me enviar, por e-mail (para o olivia.garjaka@gmail.com), o endereço de correspondência para que eu possa postar o referido livro.

Participem!

3 comentários:

  1. Adorei a iniciativa! Saber do Brasil pela ótica dos artistas que vieram em comitivas estrangeiras... Nos dá a dimensão do que somos, de como afetamos os outros.

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o nome do Debret no post, soube que precisava concorrer! Há alguns meses, meu namorado e eu tivemos uma briga e ele correu a fazer uma das coisas que mais gosta: passear por uma livraria. Resultado: uma coleção do Debret e várias parcelas no cartão de crédito! rs
    A todos, quero deixar um conselho e uma dica cultural: atualmente não moro em Vitória, mas sempre que estive aí reclamei da falta de vida cultural. A verdade é que há muito a aproveitar, a conhecer, basta termos os olhos e os ouvidos abertos. Como, por exemplo, a visitação diária do Palácio, no centro da cidade. Além das exposições esporádicas, o local em si tem muito de história, de tradição e cultura capixaba; os monitores são muito bem informados e nos enchem de conhecimento. Não deixem de visitar!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Olívia!! Parabéns por esses dois anos de contribuição cultural, pela iniciativa de compartilhar conosco, acadêmicos em especial, o seu louvável conhecimento e, obrigada pela oportunidade de interação nessa Balada que promete...
    É interessante ponderar que também no mês de outubro, precisamente no dia 05, é comemorado o dia da "Cidadania" data digna de atenção, pois trata-se do dia em que a nossa Constituição foi outorgada, 05/10/1988. Pensando nisso, vai uma dica de capital cultural: "STJ cidadão nº150" (site: www.stj.gov.br).

    A todos, professora Olívia e demais baladeiros, uma ótima semana.

    ResponderExcluir