terça-feira, 11 de outubro de 2011

O que o nosso comportamento tem a ver com as atitudes das crianças?

No nosso dia-a-dia podemos não perceber, mas das coisas que fazermos estão sendo observadas por outras pessoas sendo algumas delas crianças.

Parar o carro em local permitido, dar preferência para quem está aguardando para atravessa caso não haja ali um farol (semáforo), ler ao invés de apenas assistir à televisão, respeitar as pessoas e agir com urbanidade e respeitando a dignidade de cada um...

Estas são algumas das atitudes de um cidadão planetário, ciente de seus direitos e também de seus deveres, que tem plena consciência de que suas atitudes influenciam o mundo e e, em especial, às crianças.

A Renara postou um vídfeo que trata exatamente desta questão, mostrando como as crianças repetem as atitudes que vêem e aquelas que experimentam.

Tocante, emocionante e questionador o vídeo nos faz parar para pensar em quais atitudes estamos tomando ao longo dos dias de nossa vida.

Obrigada Renara por esta Dica de Capital Cultural!

Para saber mais... assistam ao vídeo e comentem neste post! http://www.youtube.com/watch?v=KFBKSLH3ZaM&feature=youtube_gdata_player

Um comentário:

  1. Assisti ao vídeo e, infelizmente, o que mais se vê por aí são adultos influenciando negativamente o comportamento das crianças com atitudes equivocadas e errôneas.
    Algumas famílias estão deixando de instruir as crianças com base em princípios e valores fundamentais, tais como respeito ao próximo, ao mais velho, ajudar o necessitado sempre que possível, ou ainda não jogar lixo no chão, preservar o meio ambiente, dentre outros que a meu ver deveriam se tornar inerentes a todas as pessoas com o passar do tempo.
    Certa vez ouvi de um amigo, experiente, que os filhos são a platéia dos pais, ou seja, mesmo quando o comportamento dos pais for ruim, mau, poderá soar aos filhos como sendo o certo quando na verdade não o é.
    Nas escolas os educadores se doam à tarefa de apresentar às crianças o melhor caminho para uma vida melhor, digna, de amor, respeito, sonhos, enfim, uma vida de conhecimento. Hoje, mais do que qualquer outro dia, é necessário fazer essa ressalva, afinal é o dia do Professor, e por essa e outras eu dedico a minha total admiração a todos os profissionais da educação. Parabéns!!!

    Boa noita a todos os baladeiros de plantão.

    ResponderExcluir