quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Muito Longe de Casa

O livro Muito Longe de Casa: Memórias de Um Menino Soldado versa sobre a eclosão do conflito armado em Serra Leoa na década de 90 e seus efeitos devastadores. Aborda as violações de direitos humanos perpetradas por grupos armados, tudo isso do ponto de vista de uma criança que viveu os horrores da guerra e foi transformada em menino-soldado.
Ishmael Beah escreveu este livro para contar a sua história. A história de um menino que viu a sua vida ser totalmente transformada com em razão da guerra civil no seu país de origem. O texto é repleto de relatos de perdas, fugas e desencontros, mas também é marcado por uma intensa luta pela vida e pela esperança de dias melhores.
Muito Longe de Casa relata como os conflitos armados podem mudar a vida das pessoas envolvidas, principalmente a vida das crianças. Estas, muitas vezes, perdem seus familiares, sua vida cotidiana e seu referencial. Presenciam violações de direitos humanos e, por vezes, são submetidas a tais violações. Infelizmente a transformação de crianças em soldados mirins é uma arma largamente utilizada em conflitos armados. Mas devemos lutar para que esta realidade seja alterada, como nos inspira o autor desta tocante obra.
MUITO LONGE DE CASA: MEMÓRIAS DE UM MENINO SOLDADO, de Ishmael Beah, Editora Ediouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário