quinta-feira, 15 de abril de 2010

Diferentes Olhares Sobre a Guerra

Assistir ao filme O Mensageiro foi uma grata surpresa para mim. Como sempre faço, no início da semana pesquisei o que estava em cartaz em Vitória, assisti ao trailer deste filme que tem uma temática que me chama a atenção, achei que poderia ser um filme interessante e, então, fui ao cinema. E que bom que o fiz!

O filme emociona do início ao fim ao contar a história de um soldado que, ao voltar da guerra, física e emocionalmente abalado, encontra a sua vida completamente mudada.

Como se não bastasse, nos três meses de serviço militar que ainda têm que prestar, Will (Ben Foster) é designado para, juntamente com um outro sargento (interpretado por Woody Harrelson), notificar as famílias sobre a morte de um ente querido - soldados em combate.

O Mensageiro conta com atuações comoventes de Ben Foster e Woody Harrelson . Fiquei arrepiada e tensa, chorei de emoção e de tristeza em vários momentos do filme.

Os longos silêncios em contraste com música quase ensurdecedora, e o jogo de luz em sombra da câmera são quase personagens nesta trama e ajudam a contar um lado quase nunca abordado das guerras.

As questões abordadas no filme O Mensageiro me fizeram relembrar o Literatura em Debate: Os Direitos Humanos nos Países em Guerra, Curso de Extensão que ministrei há alguns anos atrás.

Eu saí da sala de cinema com várias perguntas ecoando em minha cabeça como, por exemplo, "Quanto tempo dura uma guerra?"; "O que acontece com aqueles que sobrevivem a guerra e dela retornam, tentando retomar as suas vidas?"; "Como ficam as famílias dos militares mortos em combate?"

Partindo destas questões, indico o site de Suzanne Opton, fotógrafa norte-americana que, dentro outros trabalhos, fez uma série de fotos com nove soldados que regressaram da guerra, no "entre-turno", do Afeganistão e do Iraque.

As referidas fotos foram espallhadas em cartazes em seis cidades dos EUA, causando grande impacto.

Estas comoventes fotos também estão disponíveis no site de Suzanne Opton, em uma série intitulada Soldier (http://suzanneopton.com/soldiers), e no site do Projeto Soldiers Face (http://www.soldiersface.com/), lugar no qual é possível obter mais informações sobre os soldados fotografados, tais como o nome de cada um deles, o tempo de serviço no Afeganistão ou no Iraque, e os lugares em que os cartazes foram publicados. Atenção especial aos olhos dos soldados, e ao que eles nos transmitem.

O trabalho de Suzanne Opton é Tocante. Comovente. Esterrecedor. Por tudo isso precisa ser conhecido e divulgado.

Este é o início de Dicas de Capital Cultural sobre um assunto tão releante.

O Mensageiro (The Messenger) (2010). Com Ben Forester, Woody Harrelson e Samantha Morton. Dirigido por Oren Movermen.

Para assistir ao trailer deste filme, acesse: http://cinema.uol.com.br/ultnot/multi/2009/12/18/0402336CD08903E6.jhtm?trailer-do-filme-the-messenger-0402336CD08903E6

Suzanne Opton http://www.suzanneopton.com/ http://www.soldiersface.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário