segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Vida e a Obra de Lasar Segall




Muitos artistas retratam o mundo ao seu redor, baseados em suas interpretações pessoais, na sua visão singular e na sua trajetória de vida.

O artista escolhido como objeto deste texto é Lasar Segall. Nascido em Vilna, Lituânia, em 1891, ele foi figura de grande importância para o Brasil e para o mundo no Século XX.

Quando garoto, Lasar Segall, membro de uma família de origem judaica, passou a ajudar o seu pai, Abel Segall, na tarefa de escriba de Torá. Lasar Segal era muito habilidoso e saiu-se bem na execução da tipografia, atividade que lhe possibilitou o acesso a técnicas que mais tarde viriam a ser largamente utilizadas por ele: a xilogravura e a litogravura.

Além destas técnicas, Lasar Segall se destacou, ainda, na pintura, na escultura, revelando-se como artista múltiplo.

Em 1925 Lasar Segall se casou com Jenny Klabin, com quem teve dois filhos: Maurício e Oscar. E em 1927 ele se naturalizou brasileiro, tendo vivido em São Paulo por muitos anos.

Suas obras são impactantes. Seu expressionismo, utilizado como ferramenta de denúncia de graves violações não pode passar despercebido. Os quadros Guerra e Navio de Imigrantes; bem como a série de gravuras Mendigos são algumas das minhas recomendações para análise detalhada.

Em 1967, Jenny Klabin, auxiliada por Maurício Segall e Oscar Segall, deu início às atividades necessárias para a transformação da antiga casa deles em um museu - o Museu Lasar Segall (http://www.museusegall.org.br/).

O lindo casarão, transformado no Museu Lasar Segall, é uma referência em se tratando de museus nacionais e internacionais. Abriga muitas das mais importantes obras de Lasar Segall, bem como é palco de diversas exposições temporárias que abrigam obras de outros artistas.

O Museu Lasar Segall é um oásis de calma e beleza cravado no coração da agitada São Paulo, como mostram algumas das fotos acima.

Além do precioso acervo, de uma encantadora biblioteca, de uma sala de cinema com programação diferenciada, e de um atelier aonde são ministrado diversos cursos, o Museu Lasar Segall apresenta um agradável espaço para tomar um café, pensar na vida, passear pelas diversas obras, conhecer melhor a vida deste destacado artista, e ampliar o arcabouço de Capital Cultural.

Por fim, registro que estou encantada pela vida e pela obra de Lasar Segall há alguns anos e que este longo processo de encantamento me levou a escrever o texto intitulado: A RUPTURA DA LÓGICA DO RAZOÁVEL E OS ETERNOS CAMINHANTES: O DIÁLOGO ENTRE ARTE E DIREITO COMO UMA NOVA FORMA DE CONSTRUÇÃO DO SABER, publicado no site do Núcleo de Referência em Saúde, no endereço eletrônico indicado a seguir: http://www.referencia.org.br/noticias/producao.htm.

Esta é mais uma Dica de Capital Cultural sobre o artista em pauta!

Museu Lasar Segall

Rua Berta, 111
São Paulo, SP - Próximo à Estação Santa Cruz do Metrô

(11) 5574-7322

Entrada Franca

Um comentário:

  1. A vida de Lasar Segall, foi muito interessante, um ótimo pintor, escultor e artista plático!
    It's Beautiful, Tank very much!

    ResponderExcluir