segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Livro da Semana - In Nomine Dei


O livro desta semana é In Nomine Dei, de José Saramago, um dos poucos livros que ele esreveu em forma de peça de teatro, e ainda assim, sem perder a originalidade.

Drops de História

Saramago é um dos meus escritores prediletos.

Nesta paça de teatro, Saramago retrata uma disputa entre católicos e protestantes e coloca em questão as escolhas que os homens fazem "em nome de Deus", na tentativa de se desresponsabilizarem por suas escolhas.

Li esta peça pela primeira vez h;a muitos anos, presente de um amigo da Faculdade. Me encantei com a possibilidade de Saramago escrever de forma tão contundente e tão concisa, sem perder a profundidade...



Para concorrerem a este livro clássico, basta vocês acessarem o Blog Dica de Capital Cultural e postarem comentários a respeito ou do Blog ou das Dicas de Capital Cultural ali divulgadas. Ou, ainda, compartilharem as Dicas de Capital Cultural de vocês neste Blog.

Realizando qualquer uma destas atividades ao longo desta semana vocês passam a concorrer ao Livro da Semana.

Ah, e quem ganhou o livro, Os Miseráveis, de Victor Hugo, em forma de Cordel foi...

a Paula, outra leitora e participante assídua do Blog, que tem 5 dias para me enviar, por e-mail (para o olivia.garjaka@gmail.com), o endereço de correspondência para que eu possa postar o referido livro.

4 comentários:

  1. Ei Olívia,

    O semestre está no fim, mas não quer dizer que vc deixará de ser a minha professora e educadora preferida...rsrs.
    Ao ler o drops de história desse livro de
    Saramago me veio uma indagação: será que isso que o autor chama de tentativa de desresponsabilidade não seria simplesmente um ato de fé? Afinal, tanto católicos quanto protestantes são crentes, crêem em Deus como criador de todas as coisas e operador de milagres.
    Nossa, fiquei bastante curiosa. Agora quero ganhar esse livro...Até mesmo porque Saramago não é o meu forte, acho uma leitura desafiadora, mais exigente...

    Bjos prof. e um ótimo fim de tarde.

    ResponderExcluir
  2. Olá professora, tudo bom??? Só dei uma paradinha aqui no seu blog para dar uma dica de capital cultural, já que estamos falando do ilustre escritor português José Saramago todos podem acessar a Fundação José Saramago pelo link que segue: http://www.josesaramago.org/ o site está com vários relatos sobre o autor, sobre as iniciativas em nome da fundação e comemorações específicas em que vale a pena conferir. O autor em questão tinha uma forma de linguagem bastante erudita e um de seus livros, de grande destaque que vale a pena apreciar foi "Ensaios sobre a Cegueira" que relata uma espécie de epidemia entre as pessoas, de cegueira, que na medida em que o governo tenta ajudá-las, a epidemia mais e mais se alastra. Tal livro é falado por metáforas que pouco a pouco vai demonstrando o significado do ser humano quando passa por momentos de necessidades e situações de dificuldades. Já o livro In Nomine Dei, eu nunca li mas fiquei muito interessada já que demonstra as artimanhas de uma rebelião protestante alemã para aos poucos ir conquistando territórios e fiéis de forma a explicitar as brutalidades sofridas, tudo em "nome de Deus" como uma grande farsa para o exercício do poder.

    Enfim, desejo a todos uma ótima semana de muito estudo e trabalho!

    Beijos Professora e boa sorte com o blog repleto de novidades para nosso conhecimento diário.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal quem quiser acesse ao site companhia de letras com muitas novidades e livros com o preço excelente, tendo publicado recentemente a biografia de Steven Jobs, ex-fundador da Apple, confiram lá: http://www.companhiadasletras.com.br/

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olívia, vim compartilhar uma dica para quem está no Rio de Janeiro:
    No centro cultural do Banco do Brasil está acontecendo uma exposição sobre a Índia; o espaço abre todos os dias, exceto segunda-feira e a exposição segue até começo de janeiro/2012.

    Além disso, recomendo o filme "Todas as formas de amor", uma forma irreverente e apaixonante de retratar relacionamentos (pais-filhos, namorados). Nos papeis principais estão Ewan McGregor e Mélanie Laurent (do Bastardos Inglórios - que eu acho que parece com você, Olívia).

    ResponderExcluir