segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Museu Vale do Rio Doce


Inaugurado em 1998, o Museu Vale do Rio Doce (MVRD) abriga a história da construção da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM). Sua sede é localizada na antiga Estação Pedro Nolasco, uma construção de 1927.

No dia 28 de março de 2009 realizei, juntamente com alguns de meus alunos, uma visita monitorada ao MVRD. Às 11h nos encontramos na porta do MVRD e demos início a uma verdadeira viagem no tempo, sob a monitoria do Renato, monitor que trabalha no setor educativo do MVRD.

Entramos no vagão de trem ali exposto e nos sentamos nos banquinhos de madeira. Pudemos imaginar como era viagem entre Vitória e Minas – que durava em média 12 horas. Dentro do vagão, o Renato esclareceu que, para diminuir o desconforto das viagens, foi criado um dispositivo que tornou os bancos dos vagões reversíveis.

Desta forma, os passageiros poderiam percorrer o trajeto sem que tivessem que se sentar de costas. Ele esclareceu, ainda, que as janelas tinham duas lâminas. Uma de vidro, que poderia ser fechada para diminuir a quantidade de pó e de vento a entrar no vagão. A outra, de madeira, que era utilizada para tentar impedir o ataque de vândalos durante o percurso. Em seguida, percorremos a Estação Pedro Nolasco, recebendo relevantes informações.

Tomamos conhecimento de algumas das muitas dificuldades encontradas para a implementação da referida Estrada de Ferro Vitória Minas; ficamos conhecendo a utilidade dos equipamentos e instrumentos ali expostos; conhecemos a maquete ferroviária, enfim, pudemos conhecer um pouco mais a história do Estado do Espírito Santo.

A encantadora visita ao MVRD foi encerrada com um descontraído bate-papo em uma grande mesa de madeira, ao lado do vagão-restaurante.

Deixamos o lugar com a vontade de voltarmos em breve, com mais tempo, levando outras pessoas para compartilharmos os conhecimentos recém adquiridos.

MUSEU VALE DO RIO DOCE
Endereço – Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n – Argolas, Vila Velha/ES, Brasil
Telefone - (27) 3333-2484
www.museuvale.com
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário