quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Descarte Adequado do Óleo de Cozinha - Rumo à Cidadania Planetária

Muitas pessoas vivem reclamando que várias empresas poluem o meio ambiente, mas raramente percebem que os cidadãos também contribuem - com gestos simples, mas absolutamente nocivos - para esta degradação.

Por exemplo: O que você faz com o seu óleo de cozinha usado?

Se você o despeja no ralo, na pia da cozinha, no vaso sanitário ou ainda no lixo comum, saiba que está contribuindo, de maneira decisiva, para a poluição das águas, do solo e da atmosfera.

Um litro de óleo de cozinha despejado na pia é capaz de contaminar até um milhão de litros de água.

O ideal é coletar e armazenar o óleo usado em um recipiente com tampa e entregá-lo em postos de coleta ou a empresas que recolhem tais materiais.

O Instituto Triângulo, uma OSCIP sediada em Santo André, no Estado de São Paulo, instala Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em condomínios e escolas.

O óleo usado é recolhido nos referidos Pontos, é reciclado e transformado em sabão ecológico. Para mais informações sobre este trabalho desenvolvido pelo Instituto Triângulo, acesse: http://www.triangulo.org.br/.

Uma outra importante ONG paulista, o Instituto Akatu, desenvolveu uma lista nacional dos locais de coleta de óleo usado. Acesse o site do Akatu para verificar qual é o local de coleta de óleo usado mais próximo de sua casa: http://www.akatu.org.br/

Registro que um dos pontos de coleta de óleo usado em Vitória, no Espírito Santo é a Igreja Santa Rita de Cássia, situada na Rua Fortunato Ramos, 345, Praia do Canto.

Segundo informações da Associação de Moradores da Praia do Canto, o óleo armazenado neste posto de coleta será adquirido pela empresa Biomarca, produtora de Biodisel, e os valores arrecadados com a venda serão doados ao Banco Bem. Para maiores informações, ligue para (27) 3345-0988.

Que tal dar mais alguns passos rumo à cidadania planetária? Entregue o óleo usado em um dos postos de coleta e divulgue estas informações.

Faça a sua parte por um mundo melhor!

Um comentário:

  1. Olivia, é o Fernando Montorsi (ex- Regina). Fiquei muito feliz de saber que você está super bem, inclusive cumpriu um dos objetivos de um ser humano aqui na Terra: escrever um livro ! Parabéns por seu sucesso e espero que você e seu esposo sejam muito felizes ai em Vitória ! Grande abraço !
    fernandomontorsi@yahoo.com

    ResponderExcluir