quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pinacoteca do Estado de São Paulo


Um dos meus lugares prediletos em São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo (http://www.pinacoteca.org.br/) é um encantador Museu cheio de charme composto por um ótimo acervo.

Além disso, de tempos em tempos a Pinacoteca abriga imperdíveis exposições temporárias. Atualmente destaco a Matisse hoje (exposição até 02 de novembro de 2009), e a sonora instalação Variation, de Céleste Boursier (em exposição até 08 de novembro de 2009).

Cravado no cento da cidade, ao lado da Estação da Luz, o belo prédio que originalmente foi construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofício de São Paulo transformou-se em um dos mais importantes Museus do País no início do século passado.

As paredes da Pinacoteca do Estado de São Paulo não foram suficientes para delinear o referido Museu, cujos limites se confundem com os do Parque da Luz, o mais antigo Jardim Botânico de São Paulo, situado logo atrás do belíssimo prédio de tijolos aparentes e teto de vidro.

O Parque da Luz (http://www.pinacoteca.org.br/?pagid=parque_da_luz), que foi criado durante o período colonial, e tombado como Patrimônio Histórico e Paisagístico em 1981, é permeado por diversas obras de arte, representando um verdadeiro museu a céu aberto. Ou melhor, ampliando - e se confundinco com - os limites da Pinacoteca.

Juntos, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Parque da Luz formam um lindo e relevante Centro Cultural em São Paulo.

Vale a visita a estes especiais lugares, desde que com tempo para se apreciar cada detalhe.

Para ficar melhor, o passeio pode ser coroado com um café nas mesinhas externas da charmosa cafeteria da Pinacoteca, local aonde é realmente impossível dizer aonde acaba a Pinacoteca e aonde começa o Parque da Luz.

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, 2
telefone: (11) 3324-1000
Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h
Ingresso: R$ 6,00.
Grátis aos sábados

Nenhum comentário:

Postar um comentário