quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bibliotecas Virtuais

Atualmente enfrentamos discussões acerca continuidade, ou não, de livros impressos.

Neste sentido, destacamos que a Revista Bravo, na edição de abril de 2010, publicou interessante matéria intitulada Admirável Livro Novo, (em clara alusão ao inesquecível e mais atual do que nunca Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley).

Vale destacar que, a respeito desta assunto, há posicionamentos divergentes que ocupam escalas variadas, desde aquelas defendidas por amantes de livros impressos que exaltam as suas propriedades (a este respeito, sugiro que assistam ao vídeo Book, que me foi encaminhado por Oscar Sadowsky (disponível no http://www.youtube.com/user/leerestademoda) - Oscar, mais uma vez obrigada pela ótima dica Dica!

Em contrapartida há aqueles que já asseguram a superioridade do livro eletrônico, que vem ganhando, por exemplo, inúmeros adeptos entre os proprietários do I-Pad, que respresenta a mais recente aquisição (ou sonho de consumo) dos "MacLovers".

Enquanto esta disputa não é encerrada - e acho que isso não acontecerá tão cedo - continuo a dar Dicas de Capital Cultural de livros impressos (como a dica dos Os Clássicos da Coleção Abril, postada há alguns dias), bem como Dicas de Capital Cultural de livros eletrônicos, objeto deste post.

Hoje, gostaria de tratar especificamente de duas Bibliotecas Eletrônicas.

A primeira delas e o Portal Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/), uma Biblioteca Virtual vinculada ao Ministerio da Educação que disponibliza diversas obras que não se encontram mais protegidas por direitos autorais.

A segunda Biblioteca Eletronica a ser divulgada é o site do Projeto Gutenberg (http://www.gutenberg.org/), que oferece mais de 28 mil títulos nacionais e internacionais.


Vale a pena acessar e conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário