segunda-feira, 3 de maio de 2010

Projeto de Lei Ficha Limpa e o Fortalecimento da Democracia

O Brasil encontra-se em plena concretização do processo de redemocratização, que teve como marco jurídico inicial a promulgação da Constituição de 1988.

Nestes mais de 20 anos muitas conquistas históricas foram alcançadas e nós, cidadãos planetários, podemos fazer parte de uma delas: assinar a petição referente ao Projeto de Lei Ficha Limpa.

Estamos em ano eleitoral e, mais uma vez, deveremos comparecer às urnas para escolher os nossos representantes. Aqueles que entendemos que têm poder e capacidade para falar em nosso nome.

Nesta escolha tão relevante que é representada pela realização periódica de processos eleitorais, e que foi possibilitada pela democracia brasileira ainda em plena reconstrução, não bastará olhar a campanha eleitoral mais elaborada, os melhores slogans, as melhores propostas.

Teremos que analisar, ainda, o passado de cada um dos candidatos e refletir se aqueles em quem pretendemos votar têm condições de cumprir o que prometem, se eles podem ajudar a consolidar os urgentes e relevantes Objetivos Fundamentais da República Federativa do Brasil, previstos no artigo 3º da Constituição Federal de 1988, quai sejam: (i) construir uma sociedade livre, justa e solidária; (ii) garantir o desenvolvimento nacional; (iii) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; e (iv) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

A organização AVAAZ, cujo nome significa "voz", e que atua na defesa e promoção de direitos humanos ao redor do mundo, divulgou que amanhã, uma petição será entregue no Congresso Nacional. Para tanto, os organizadores precisam alcançar a marca de 2 milhões de assinaturas.

AJUDE A ESCREVER UM IMPORTANTE CAPÍTULO DA HISTÓRIA DA REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL.

Para conhecer a Avaaz, acesse: http://www.avaaz.org/po

Para conhecer mais sobre esta Campanha da Avaaz, acesse: https://secure.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/

Para assinar a petição, acesse:
http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/98.php?CLICK_TF_TRACK

Para conhecer mais sobre o Projeto de Lei Ficha Limpa PLP 518/2009, acesse: http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=452953.

Um comentário:

  1. Eu já assinei a petição que tem o seguinte teor:

    "Prezados Parlamentares,
    Nós pedimos vosso apoio ao Projeto de Lei da Ficha Limpa (PLP 518/2009). Contamos com o seu voto por eleições limpas, onde candidatos condenados por crimes graves como assassinato e desvio de verbas públicas se tornem inelegíveis. Nossos votos em outubro dependerão da sua atuação neste momento crucial da política brasileira."

    E você, já fez o mesmo?

    ResponderExcluir