quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sobre Lares e Outras Preciosidades da Vida




Há pouco mais de quatro anos me mudei para Vitória. Ao chegar nesta nova cidade, me vi em um lugar que me parecia tão diferente e cujos habitantes me devolviam este olhar de estranheza.

Anos depois, Vitória veio a se tornar o meu segundo lar. Atualmente adoro morar aqui, apesar da saudade de parte da família, dos amigos e da minha querida São Paulo. Na verdade sinto que "moro entre" Vitória e São Paulo - tenho dois lares!

E quando o coração aperta demais, pego um avião e, uma hora e vinte depois, estou no meu primeiro (e sempre congestionado) lar. Depois de alguns dias em São Paulo, com parte da família, alguns amigos e os lugares conhecidos desde os meus primeiros passos, sinto que é hora de voltar.

Depois de muito tempo, percebi que, como uma boa cidadã planetária, não preciso escolher. Percebi que, com esta experiência, o meu coração cresceu e que agora guardo nele a ponte-aérea VIX-SP.

Na verdade, meu coração guarda, também, muitos outros lugares especiais em que vivi experiências inesquecíveis, como o Rio de Janeiro, Curitiba, Paraná, Veneza, Florença, Assis, Roma, Buenos Aires, Amsterdam, Paris, Londres, New York, Los Angeles...

Depois de anos pensando em tudo o que eu estava perdendo de São Paulo, com a ajuda de amigos queridos como a Martha, percebi que o que era realmente importante permaneceu (e permanece) comigo. Obrigada, Martha, por mais esta linda lição de vida!

E percebi que a bela Vitória me possibilitou ficar mais próxima de uma outra (e querida) parte da família, fazer novos amigos, conhecer novos lugares, e adquirir novos saberes. Obrigada, Ezio, por fazer parte deste novo Capítulo da minha vida - e ajudar a escrevê-lo!

Que bom, poder ser uma cidadã planetária. Que bom guardar comigo as coisas que me são preciosas e deixar para trás tudo aquilo que não mais faz sentido para mim. Que bom ser livre para viajar e voltar, e para fazer escolhas que digam respeito ao meu desejo.
Fotos do Mercado Municipal de São Paulo e de Pedra Azul, no ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário