quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pausa para o Café








Exausta e feliz com a produção da minha Tese de Doutorado, decidi fazer a necessária Pausa para o Café.

Café uma de minhas bebidas prediletas. Café, com a chícara sempre antecedida pelo delicioso aroma que perfuma o ambiente. Café, sempre. Com uma única condição - que seja bem tirado por um barsita experiente!

Neste instante me lembrei de lugares que adoro ir, com o pretexto de tomar um bom café, para flanar, à melhor maneira descrita por Walter Benjamin, que tinha as românticas ruas de Paris como cenário...

O prêmio de melhor café vai para... o café do meu marido, tirado na máquina lá de casa: uma tentação... Mas como este é para poucos, vamos a alguns bons lugares que servem café.

Neste Post, me limito a dar dicas de lugares para se tomar um bom café no eixo São Paulo - Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, adoro o café na Charutaria Syria, localizada no Centro da cidade, que foi criada há mais de 100 anos! Seus lindos móveis, seus belos ladrilhos hidráulicos compõem um belo cenário e preparam o consumidor para o delicioso Café com biscoitinho. Palmas!

Ainda no Rio de Janeiro, destaco a Confeitaria Colombo, lugar que já vale a pena pela "simples" visita, pelos ares de antigamente que parecem pairar entre aqueles lindos espelhos franceses e pelos deliciosos doces e salgadinhos. Não deixem de provar o delicioso Chá da Tarde, encerrando, é claro, com um ótimo cafezinho...

Em São Paulo, não posso resistir ao Café de Sobremesa do Buffet Mediterrâneo do Rubaiyat. Juro que guardo um espacinho só para o café e as guloseimas da bandeija de prata, que coroam o encerramento da extravagância gastronômica que eu adoro. Ezio - concordo com você: este restaurante também está na minha lista dos 10 melhores! Obrigada pela dica de Capital Cultural.

E, para encerrar este Post, não posso deixar de citar o Café da Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O Café é mais uma razão para passar horas por lá - como se precisasse de mais razões além daquela "Biblioteca de Alexandria"! Tomar um bom café folhando livros que povoam o meu desejo... é muito bom!

Há outros lugares para tomar um bom café, mas como tenho que voltar ao trabalho, as outras dicas ficam para depois...

Charutaria Syria
Rua Senhor dos Passos, 180
Centro do Rio de Janeiro

Confeitaria Colombo
Rua Gonçalves Dias, 32
Centro do Rio de Janeiro
www.confeitariacolombo.com.br

Café da Livraria Cultura
Dentro do Conjunto Nacional na Avenida Paulista
Jardim Paulista - São Paulo

Café de encerramento do Buffet Mediterrâneo do Rubaiyat da Alameda Santos
Alamenda Santos, 86
Jardim Paulista - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário