sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Arte e Direito - Uma Nova Metodologia de Ensino-Aprendizagem

O saber, para ser fomentado, precisa fazer sentido para os aprendizes. Em virtude disso, desde 2004, eu trabalho estimulando os meus alunos a promoverem a integração entre o Direito e as mais diversas áreas do conhecimento, em especial, as Artes.

Dentre os objetivos desta inovadora metodologia de ensino-aprendizagem, destaco os seguintes: (i) promover a integração de diferentes áreas do saber, possibilitando a construção de um conhecimento mais amplo e coerente; (ii) promover discussões pertinentes a questões geográficas, questões sociais, questões econômicas e questões ambientais; e (iii) potencializar a conscientização e o aprendizado dos Direitos Humanos.

O trabalho consiste na realização de atividades transdiciplinares, integrando Arte e Direito como, por exemplo, fazer uma análise crítica partindo da releitura de obra de arte, da leitura e da reflexão de uma poesia ou de textos literários. Os materiais propostos para tais atividades são sempre relacionados com o conteúdo da matéria jurídica ministrada.

Os debates foram - e são - estimulados, provocando a atuação dos aprendizes, que deixam de comparecer à aula como meros ouvintes, e passam a se perceber como agentes e sujeitos na criação do conhecimento e na realização de mudanças na sociedade na qual estão inseridos.

Os aprendizes também começaram a se interessar por novas informações e passaram a buscar novos saberes culturais para compartilhar com os demais. É o conhecimento se multiplicando.

O processo de ensino-aprendizado se tornou mais interessante, real, concreto e divertido.

A Arte pode ser utilizada como um instrumento eficaz no ensino e no aprendizado do Direito Ambiental, despertando o interesse dos alunos e promovendo a construção de um conhecimento mais complexo e integrado.

Neste sentido, sugerimos a leitura do texto de minha autoria intitulado A Ruptura da Lógica do Razoável e os Eternos Caminhantes: O Diálogo entre Arte e Direito Como uma Nova Forma de Construção do Saber. Este artigo foi publicado em 2008 no site http://www.referencia.org.br.


A base deste texto foi originalmente publicada no painel de minha autoria intitulado A Arte como Instrumento de Ensino do Direito Ambiental. O referido painel foi apresentado no 8º Seminário de Educação Ambiental no Ensio Superior, organizado pela Arcelor Mittal nos dias 16 e 17 de outubro de 2008, e está disponível nos Anais do Seminário.

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