sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ver a Vida de um Outro Ângulo

Um dos meus filmes prediletos, o belíssimo e sempre atual Sociedade dos Poetas Mortos, é composto por uma sucessão de belas mensagens.

Dentre estas mensagens, me chamam a atenção sempre que revejo este filme: a importância da poesia na vida do ser humano, a importância que um professor apaixonado pelo seu ofício pode fazer na vida de alguns de seus alunos; a relevância de cada um escolher, com o coração e a alma, a profissão que exercerá ao longo da vida; e a diferença na forma de se encarar a vida, vivendo-a de forma plena, saindo do "piloto automático" e olhando a vida de um outro ângulo, singular e único para cada um, que pode ser resumida na máxima Carpe Diem, muito usada no filme.

No filme, o professor, brilhantemente interpretado por Robin Williams, é insprador, desafiador, e capaz de "despertar a fome dos alunos pelo saber" - o que é essencial em um professor, segundo Rubem Alves.

Ver a vida de um outro ângulo é um convite que refaço a cada um de vocês, para que fisicamente o façam, seja - por exemplo - do alto do Terraço Itália (em São Paulo), do alto do Corcovado (no Rio de Janeiro), ou do alto da pedra do Convento da Penha (no Espírito Santo) - ou de qualquer outro lugar mais alto que vocês venham a escolher - lembram-se que no filme, o professor convidou seus alunos a subirem em uma mesa na sala de aula - esta cena é memorável! Isso permite novas visões, novos olhares, novas descobertas.

Fica aqui também o meu convite para que vocês o façam simbolicamente diante dos desafiam que diariamente se apresentam a cada um de vocês. Olhem as questões de um outro prisma para que novas respostas possam ser construídas. E lembrem-se que sempre há diferentes respostas que podem ser construídas.

E, para encerrar este post, escrevo Carpe Diem. Aproveitem o dia inserindo nele atividades que realmente sejam importantes para cada um vocês, fazendo escolhas consciente e responsáveis e exercendo a cidadania planetária.

Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society) (1989). Dirigido or Peter Weir. Com Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke, Josh Charles, Gale Hansen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário